Foto: Como vender na Black Friday 2024: dicas para destacar seu negócio
Voltar

Como vender na Black Friday 2024: dicas para destacar seu negócio

A Black Friday 2024 está batendo na porta e promete ser um marco para quem está preparado. Se você quer que essa data traga retorno para o seu negócio, comece a se organizar agora e conte com a gente!

Neste guia, vamos mostrar estratégias práticas para você vender muito, independente de onde você atua – loja virtual ou marketplaces. Vamos nessa? Boa leitura!


Tem conteúdo de peso no nosso canal do Youtube. Assista!


Principais estratégias para vender muito na Black Friday 2024

Quando o assunto é Black Friday, planejamento é a palavra-chave. Quem acha que dá pra decidir tudo em cima da hora, já perdeu a chance de sair na frente. Por isso, vamos falar sobre estratégias para garantir que sua operação funcione a todo vapor para o seu  negócio se destacar no online.


Leia também: Como aumentar suas vendas no e-commerce: confira erros e acertos!


Logística eficiente é decisiva

Na Black Friday, o cliente quer velocidade. Se o pedido chega rápido, a chance dele voltar a comprar com você é muito maior. 

Então, revise seu processo de logística, negocie com transportadoras e, se for possível, aumente sua capacidade de envio para dar conta do volume de pedidos. 

Dá para se inspirar no Mercado Livre, por exemplo, que tem uma logística imbatível com seu sistema de Mercado Envios Full – lembrando que você pode se beneficiar com isso.

Prepare-se para grandes volumes e tenha certeza de que seu estoque está atualizado. Afinal, o último erro que você quer cometer é vender algum produto que não esteja no seu estoque.



Marketing de impacto: antecipe as ofertas

O segredo do sucesso na Black Friday não está só nas ofertas do dia. É importante criar expectativa e aquecer o público semanas antes do evento. 

Aqui a dica é: crie campanhas de email marketing, use as redes sociais e, a cereja do bolo, explore com inteligência os anúncios pagos. 

Comece a esquentar sua audiência com teasers, promoções do tipo “aquece” e descontos exclusivos para quem faz parte do seu mailing.

Aproveite também as campanhas compartilhadas dos marketplaces, como a Shopee, que oferece grandes destaques para vendedores durante a data. Outro exemplo é a Amazon, que também investe pesado em campanhas coletivas que aumentam – e muito – as vendas dos sellers.


Seleção de produtos inteligente

Nem todo produto precisa daquele desconto enorme. A grande sacada aqui é usar produtos de menor giro ou com margem maior para criar ofertas agressivas e chamar a atenção. 

Outra dica é combinar produtos encalhados com itens de alta demanda. 

E lembre-se: nem sempre é sobre vender muito a qualquer custo, é sobre vender de forma inteligente, já que você não vai querer queimar seu estoque sem um bom retorno financeiro.

Foque também em produtos de alta demanda e faça negociações exclusivas com fornecedores. Essa é a chave para destacar suas ofertas.


Fidelização de clientes: pensamento a longo prazo

A Black Friday não é só sobre vender bem no dia. Aproveite essa época para fidelizar clientes que vão voltar a comprar depois.

Por isso, ofereça uma experiência de compra acima da média. Isso inclui oferecer um pós-venda impecável, investir em embalagens diferenciadas e facilitar o processo de devolução, se preciso.

Quanto melhor a experiência, maior a chance de transformar esses novos clientes em consumidores recorrentes. Lembre-se: fidelização é o que mantém seu negócio saudável no longo prazo.


Como vender na Black Friday 2024 em diferentes plataformas

1. Loja virtual 

Na sua própria loja online, você tem total controle sobre layout, ofertas e comunicação com os clientes. Aproveite tudo isso para criar uma página exclusiva de Black Friday, com um design atrativo e um contador regressivo para criar um senso de urgência. 

Dê cupons de desconto para quem se cadastrar na sua lista de emails e faça campanhas exclusivas para esses leads. Outra sacada é oferecer benefícios como frete grátis para pedidos acima de um determinado valor. Isso aumenta o ticket médio e atrai novos clientes.

2. Mercado Livre

O Mercado Livre é um dos maiores canais de vendas online no Brasil, e a Black Friday é um grande momento para aproveitar as campanhas de destaque da plataforma. 

Veja as condições do Mercado Envios Full, que oferece frete grátis e um prazo de entrega mais rápido, aumentando a visibilidade dos seus produtos. 

E não esqueça de revisar seus anúncios. Capriche nos títulos e descrições e invista em anúncios pagos para ganhar mais relevância durante o evento.

Também fique de olho nas campanhas exclusivas que o Mercado Livre promove nesta data. Elas podem ser aquele diferencial que você tanto precisa para impulsionar seus produtos.

Dica bônus: temos muito material nas redes sociais. Aproveite para estudar e colocar tudo em prática. E se quiser se aprofundar ainda mais nesse universo, temos cursos que falam sobre o funcionamento do Mercado Livre e de outros marketplaces. 

3. Amazon

Na Amazon, é fundamental que seus produtos estejam bem ranqueados para aproveitar o tráfego gigante da plataforma durante a Black Friday. 

Use o Amazon FBA (Fulfillment by Amazon) para melhorar a logística, oferecendo entregas rápidas e garantindo que seus produtos sejam destacados. 

Otimize também as palavras-chave nas descrições dos produtos e invista em anúncios patrocinados para aumentar a visibilidade.

Outra vantagem do marketplace é a possibilidade de criar promoções relâmpago, que aparecem em destaque e podem dar aquele up nas vendas em questão de minutos.

4. Outros marketplaces

Além do Mercado Livre e da Amazon, você pode estar presente em outros marketplaces como Magalu, Shopee, entre outros.

Cada um tem suas particularidades, mas o que vale aqui é a preparação. 

Certifique-se de que todas as suas ofertas estão ativas e aproveite os programas de destaque de cada plataforma. Na Shopee, por exemplo, estar na categoria de “frete grátis” pode ser um grande diferencial.

Além disso, fique atento às campanhas que os próprios marketplaces promovem na Black Friday. Participar dessas ações é uma ótima forma de aumentar suas vendas


Conclusão: garanta vendas de sucesso na Black Friday 2024

A Black Friday 2024 tem tudo para ser um divisor de águas para o seu negócio, mas o sucesso vai depender de quanto você se preparou para esse momento. 

As estratégias que envolvem logística, marketing, seleção de produtos e fidelização de clientes vão garantir que você não só venda muito, mas também destaque seu negócio.

Além das coisas que falamos acima, se a gente puder te dar uma última dica é… Não deixe para última hora! 

Comece agora e veja seu negócio alcançar resultados fora da curva na maior data de vendas do ano.

Seguindo essas dicas, seus clientes vão ter uma experiência de compra diferenciada, o que é essencial para garantir vendas contínuas no pós-Black Friday e criar uma base sólida de clientes fieis.

Com essa preparação, seu negócio vai encarar de frente os desafios de 2024, com uma operação ágil e estratégias afiadas, seja na sua loja virtual ou nos marketplaces.


Próximos passos

Se você quer vender mais e fazer sua operação crescer de verdade, conheça os treinamentos, mentorias e imersões que o Ecommerce Puro oferece.

Com a experiência do nosso CEO Gabriel Bollico e um time com anos de experiência em e-commerce, ajudamos empresários a escalarem seus negócios no online com o nosso método que é sem enrolação, direto ao ponto. 

Se você quer resultados concretos, nosso conteúdo está pronto para te ajudar a chegar lá. 

Vamos nessa? Assista ao vídeo abaixo e fique ainda mais por dentro desse tema:

 

Começa com a simplicidade de uma escolha. A força de uma decisão.

[mc4wp_form id="155"]

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.