Foto: Como começar um ecommerce?
Voltar

Como começar um ecommerce?

Abrir um ecommerce exige muito trabalho e dedicação, no início pode parecer fácil, mas se você não manter um planejamento e organização, pode ser que seu negócio não vá pra frente.

Hoje trouxemos algumas dicas iniciais para te ajudar na abertura do seu negócio. Estas dicas vão te dar uma direção inicial, pois parte de você a dedicação e organização para garantir que o seu negócio vai ter sucesso.

 

Escolha um nicho

 

Um dos primeiros passos para abrir o seu negócio é escolher um nicho onde quer vender. É recomendado que você escolha apenas um dos que mais gosta, ou sente afinidade. 

No início não é interessante você vender diversos itens diferentes, pois existem os grandes do varejo que vendem de tudo um pouco, e vai ser difícil competir com eles. Crie o seu espaço em um mercado de nicho.

Não procure o “produto estrela”, ou o “produto que dá mais dinheiro”, pois eles não existem. Você definindo seu nicho e se dedicando para ele, vai conseguir vender muito e obter seu lucro.

 

 

Escolha um nome para o seu negócio

 

A escolha do nome é um dos processos mais demorados e mais definitivo, pois é ele que vai representar o seu negócio. 

Dessa forma, recomendamos que você escolha um nome que ranqueie no orgânico facilmente, por exemplo “Meu Game Usado“. Utilizar dessa estratégia faz com que você economize um pouco mais em anúncios, então demore o tempo que precisar na escolha do nome!

Importante: assim que você definir o nome, procure em ferramentas como a GoDaddy para verificar o domínio desse nome. Além disso, assim que você encontrar o nome e ver que ele não possui domínio, já garanta ele para o seu negócio.

 

 

Gere conteúdo

 

Se você trabalha com uma marca própria, por exemplo, uma marca de roupa que ninguém conhece, é importante que você comece a produzir conteúdo para impulsionar a sua marca, para torná-la conhecida.

Dessa forma, explore as redes sociais, os blogs, grave vídeos para o YouTube e faça com que as pessoas conheçam a sua marca. 

 

Escolha uma plataforma de ecommerce

 

Você precisa ter uma plataforma para vender os seus produtos. Recomendamos que escolha uma plataforma que já esteja adaptada a negócios brasileiros. Veja algumas plataformas que você pode utilizar:

  • Loja Integrada – você pode começar com um plano free, e ir avançando caso necessário para outros planos;
  • GoDaddy – uma ferramenta completa, desde domínios, produção de conteúdo, e plataforma de loja online;
  • Tray;
  • NuvemShop.

 

Tenha um intermediador de pagamento

 

Escolha um serviço de pagamento, que vai ser integrado a sua plataforma de ecommerce, e defina quais serão os meios de pagamentos aceitáveis dentro da sua loja. Veja quais as opções de intermediador de pagamento:

 

Tenha um serviço de envios

 

Ao adquirir um serviço de envios, você garante alguns benefícios, como frete mais econômico, possibilidade de enviar código de rastreio para seu cliente, comunicação mais facilitada com transportadoras, e outros diversos benefícios. 

No início, recomendamos que utilize a plataforma do Melhor Envio, e caso você opte pela Loja Integrada, os dois já possuem integração.

 

Tenha um sistema integrado de gestão empresarial – ERP

 

O ERP é um sistema de gerenciamento empresarial, que permite que você controle todos os setores da empresa, desde financeiro, gestão de pessoas, até cadastros e outras funcionalidades. 

Para você começar, indicamos o Bling, ele tem um preço bem acessível para início do seu negócio e entrega diversas integrações com ecommerce e outras plataformas que você poderá adquirir com o tempo.

A princípio você precisa se dedicar nesses passos no início do seu negócio, parece simples e fácil, mas demanda tempo, planejamento e estratégia.

 

O processo depende de você, assim como o sucesso do seu ecommerce. Dessa forma, para te ajudar, criamos nosso canal do YouTube com milhares de dicas sobre ecommerce, e ainda compartilhamos diariamente no Instagram dúvidas frequentes, e respondemos às suas dúvidas também!

 

Começa com a simplicidade de uma escolha. A força de uma decisão.

[mc4wp_form id="155"]

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.