Como abrir um e-commerce? Dicas para iniciantes
Abrir um e-commerce exige muito trabalho – e isso é fato! No começo, pode parecer fácil, mas se você não mantiver um bom planejamento e organização, seu negócio pode não ir pra frente.
Hoje, trouxe algumas dicas quentes para te ajudar na abertura do seu e-commerce. Essas orientações vão te dar uma direção inicial, mas lembre-se: o sucesso depende da sua dedicação e organização!
Escolha um nicho
Um dos primeiros passos para quem quer abrir um e-commerce é escolher um nicho onde quer vender. É recomendado que você escolha apenas um dos que mais gosta, ou sente afinidade.
No início não é interessante você vender diversos itens diferentes, pois existem os grandes do varejo que vendem de tudo um pouco, e vai ser difícil competir com eles.
Crie o seu espaço em um mercado de nicho. Não procure o “produto estrela”, ou o “produto que dá mais dinheiro”, pois eles não existem.
Você definindo seu nicho e se dedicando para ele, vai conseguir vender muito e obter seu lucro.
Escolha um nome para o seu negócio
A escolha do nome é um dos processos mais demorados e mais definitivo, pois é ele que vai representar o seu negócio.
Dessa forma, recomendamos que você escolha um nome que ranqueie no orgânico facilmente, por exemplo “Meu Game Usado“. Utilizar dessa estratégia faz com que você economize um pouco mais em anúncios, então demore o tempo que precisar na escolha do nome!
Importante: assim que você definir o nome, procure em ferramentas como a GoDaddy para verificar o domínio desse nome. Além disso, assim que você encontrar o nome e ver que ele não possui domínio, já garanta ele para o seu negócio.
Gere conteúdo
Se você trabalha com uma marca própria, por exemplo, uma marca de roupa que ninguém conhece, é importante que você comece a produzir conteúdo para impulsionar a sua marca, para torná-la conhecida.
Dessa forma, explore as redes sociais, os blogs, grave vídeos para o YouTube e faça com que as pessoas conheçam a sua marca.
Escolha uma plataforma de e-commerce
Você precisa ter uma plataforma de e-commerce para vender os seus produtos. Recomendamos que escolha uma plataforma que já esteja adaptada a negócios brasileiros. Veja algumas plataformas que você pode utilizar:
- Loja Integrada – você pode começar com um plano free, e ir avançando caso necessário para outros planos;
- GoDaddy – uma ferramenta completa, desde domínios, produção de conteúdo, e plataforma de loja online;
- Tray;
- NuvemShop.
Tenha um intermediador de pagamento
Escolha um serviço de pagamento, que vai ser integrado a sua plataforma de ecommerce, e defina quais serão os meios de pagamentos aceitáveis dentro da sua loja. Veja quais as opções de intermediador de pagamento:
Tenha um serviço de envios
Ao adquirir um serviço de envios, você garante alguns benefícios, como frete mais econômico, possibilidade de enviar código de rastreio para seu cliente, comunicação mais facilitada com transportadoras, e outros diversos benefícios.
No início, recomendamos que utilize a plataforma do Melhor Envio, e caso você opte pela Loja Integrada, os dois já possuem integração.
Tenha um sistema integrado de gestão empresarial – ERP
Um ERP é um sistema de gerenciamento empresarial que te ajuda a controlar todos os setores da sua empresa.
Desde o financeiro até a gestão de pessoas, passando por cadastros e muito mais. É a ferramenta que você precisa pra deixar tudo organizado!
Para você começar, indicamos o Bling. Ele tem um preço bem acessível e entrega diversas integrações com e-commerce e outras plataformas que você pode precisar ao longo do caminho.
Lembre-se: esses passos são essenciais no início do seu negócio. Pode parecer simples, mas exige tempo, planejamento e estratégia.
O sucesso do seu e-commerce depende de você! E pra te ajudar, criamos nosso canal do YouTube, cheio de dicas valiosas sobre e-commerce. E não esquece de seguir a gente no Instagram , onde respondemos suas dúvidas e trocamos ideias todos os dias!
Pra finalizar, dê uma olhada nesse vídeo e fique ainda mais por dentro desse assunto!
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