4 dicas para criar campanhas de marketing e vender mais
Você precisa destacar sua marca no mercado e se diferenciar da concorrência? Possui um novo produto ou serviço e metas de vendas para cumprir? Precisa estreitar o relacionamento com a sua base e adquirir novos clientes? Para essas e outras demandas, existem as campanhas de marketing que são um conjunto coordenado de ações dentro de um conceito e de estratégias para o alcance dos objetivos traçados pela empresa.
No varejo, por exemplo, são usados alguns temas comuns de campanhas como Dia das Mães, Black Friday, Natal, entre outros. Todos eles visam o aumento das vendas e todo o trabalho de marketing é marcado por uma série de ações, desde a definição dos diferentes canais até o design dos materiais que serão divulgados, sempre buscando chamar atenção para o evento.
Antes de lançar campanhas em datas comemorativas, precisamos fazer alguns questionamentos para entender se faz sentido colocar seus produtos em promoção e quão rentável será o retorno financeiro de cada ação.
Além disso, também é preciso executar a campanha de uma forma estratégica. Mas como fazer isso?
4 elementos fundamentais de toda campanha de marketing
Existem inúmeras formas de executar uma campanha, mas é preciso ter cautela na hora de escolher as ações que melhor se encaixam para o seu negócio. Uma campanha de marketing de sucesso é construída a partir de algumas bases com elementos fundamentais para ajudar a direcionar e garantir a consistência não somente de uma campanha específica, mas de toda a comunicação da sua marca. São eles:
1 – Posicionamento
O posicionamento de marca é o lugar que uma empresa ocupa na cabeça de seus consumidores, dando clareza das suas principais vantagens e características. Um exemplo clássico é a Pepsi.
Ciente de ser a segunda escolha dos brasileiros, ao invés de bater de frente com a Coca-Cola, preferida do público, aproveitou esta oportunidade para se posicionar como sendo a segunda melhor opção do mercado.
Quem lembra do mote utilizado nas campanhas quando a marca mostrava aquela famosa frase do garçom “Só tem Pepsi, pode ser?”. Assim a marca trabalha com menores preços, muitas promoções e conquistou a sua fatia de mercado com o aumento de vendas.
2 – Objetivo, Meta e KPI
Objetivo é onde a empresa quer chegar, a meta é o objetivo de forma quantificada e o KPI (Key Performance Indicators), ou indicadores de desempenho, são as métricas mais relevantes para analisar se uma estratégia está alcançando seus objetivos. Por exemplo:
- Objetivo: aumentar a visibilidade do meu site;
- Meta: alcançar 20 mil acessos em dois meses;
- KPI: analisar a audiência por meio de métricas como número de visitantes únicos, tempo médio de permanência no site e quantidade de visualizações de página.
3 – Planejamento
O planejamento eleva a produtividade e a efetividade das campanhas de marketing. É um trabalho para escolher a melhor estratégia que irá guiar os profissionais envolvidos no processo, assim como na organização das atividades.
Nessa fase é importante considerar os seguintes fatores:
- Verba disponível;
- Público-alvo;
- Canais de comunicação;
- Duração da campanha, e
- Análise dos resultados.
4 – Criatividade
Por último, mas não menos importante, a criatividade é um dos principais ingredientes para o sucesso das campanhas de marketing. A concorrência é cada vez mais acirrada, e todos querem atrair os olhares dos consumidores.
É preciso criar algo único para prender a atenção das pessoas de forma rápida e despertar o desejo de saber mais.
Tendo um posicionamento definido, objetivos e metas claros e um bom planejamento, a criatividade é o toque essencial para que você possa criar um bom conceito como pano de fundo para ilustrar a sua campanha sempre respeitando o posicionamento da marca. Ou seja, o desafio é o de falar sempre a mesma coisa, mas de formas diferentes.
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