Operação de e-commerce: como melhorar?
O fim de ano chegou, já passamos pela Black Friday e pelo Natal. Alguns lojistas estão empolgados com os resultados obtidos e outros preocupados por não terem performado da maneira que desejavam.
Mas independente dos resultados, o exercício que deve ser realizado é: quais lições posso tirar deste ano para aumentar o nível de qualidade da minha operação de e-commerce?
Sendo assim, nós do Ecommerce Puro vamos apresentar 3 lições para aumentar o nível de sua operação de e-commerce, que após aplicados, podem te trazer um ótimo resultado logo no primeiro mês. Confira até o fim!
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As expectativas do e-commerce para 2023
Analisando os números da pesquisa sobre o crescimento do e-commerce no Brasil nos últimos anos realizada pela empresa NielsenIQ, percebe-se um enfraquecimento na tendência de alta dos últimos 2 anos.
Esse enfraquecimento é compreensível, tendo em vista que durante o período da pandemia, o e-commerce se tornou uma solução para as demandas da sociedade que buscou o isolamento para tentar se proteger da altíssima taxa de contaminação do COVID-19.
Após esse terrível período, o comércio físico começou a abrir aos poucos, o que condicionou uma equalização entre o consumo online e o consumo físico.
Sendo assim a expectativa para 2023 ainda é de crescimento para o e-commerce, porém com a concorrência do comércio físico, apenas os que se destacarem no digital terão mais chances de continuar na tendência de alta.
Confira o vídeo abaixo onde falamos mais sobre as expectativas para o e-commerce em 2023:
As principais dores do crescimento em uma operação de e-commerce
Crescer no e-commerce, como em qualquer área, é muito bom. O sentimento de trabalho bem feito e a proximidade dos sonhos idealizados são maravilhosos, mas cuidado para que essas sensações não venham a cegar sua razão.
A maioria dos lojistas toma um duro golpe em seus negócios, quando não buscam aumentar sua estrutura e conhecimento técnico, na mesma proporção do aumento das vendas.
Situações como essa surgem de maneira mais crítica nas datas comerciais de fim de ano, mais precisamente na Black Friday, onde o volume de vendas aumenta consideravelmente, porém as estruturas de logística e atendimento não acompanham esse movimento, ocasionando situações desagradáveis e prejuízos inesperados.
Confira como nós conseguimos superar uma situação como essa no vídeo abaixo:
3 lições importante para combater as dores de uma operação de e-commerce
Se tem uma coisa que aprendemos na marra é que desafios fazem parte do jogo. E, na operação de e-commerce, não podia ser diferente. Mas o lado bom é que cada problema vem com uma lição valiosa. Então, vamos compartilhar 3 grandes aprendizados que tiramos dessas experiências – verdadeiras aulas práticas para o nosso time. Bora conferir?
Primeira lição para operação de e-commerce: tenha um WMS confiável
Automatizar sua operação de e-commerce será um divisor de águas para seu negócio. Isso porque toda mão de obra logística será otimizada e concentrada para a execução mais prática e eficiente possível, livrando sua operação de erros e retrabalho.
Para isso, um sistema confiável de WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém) deve ser utilizado, afinal todos os processos logísticos serão gerenciados por esse sistema.
Seguindo essa lição, nós criamos nosso próprio sistema WMS, o ENVIANDO, um sistema robusto, feito por quem realmente vive o e-commerce e evolui de maneira constante.
Em uma das atualizações mais recentes, acrescentamos a funcionalidade de separação em onda.
Clique aqui e veja como a separação em ondas funciona:
Segunda lição para operação de e-commerce: invista sempre que puder em conhecimento
O conhecimento, sem dúvida, é o melhor investimento que você pode fazer no seu negócio e essa lição nós aprendemos da maneira mais dolorosa possível.
Isso porque após a Black Friday de 2014, nos vimos obrigados a contratar uma empresa de consultoria logística, pois não estávamos dando conta da demanda daquele ano e não tínhamos conhecimento suficiente para elaborar um plano de ação eficaz para resolver os vários problemas que surgiram.
Após isso, percebemos o quanto podemos evoluir com a busca constante de conhecimento. Ela foi tão importante que nossa operação evoluiu não só no Paraná, mas também em Santa Catarina e em São Paulo.
Clique aqui e conheça nossa operação em São Paulo:
Terceira lição para operação de ecommerce: atenda seus cliente de maneira diferenciada
Outra lição aprendida em um momento difícil e que irá valer muito nos próximos anos. Prestar um serviço diferenciado aos clientes é o toque de qualidade que vai separar os lojistas que irão prosperar, daqueles que irão ficar pelo caminho.
Recentemente publicamos um post em nosso perfil no LinkedIn sobre a crescente do e-commerce e também da busca dos clientes por qualidade no atendimento, podemos afirmar que essa busca será tendência não só em 2023, mas em toda a evolução do e-commerce brasileiro daqui pra frente.
Por isso sua atenção a uma operação de e-commerce qualificada deve ser enorme, pois a entrega rápida, sem erros e com o máximo de atenção possível ao cliente converte mais vendas e constrói um elevado nível de reputação de sua marca com o passar do tempo.
Confira neste link, um vídeo de como aumentar suas vendas regionais.
Descubra mais…
Por fim, tirar lições de momentos difíceis deve ser uma habilidade praticada por todos os que estão envolvidos em seu negócio, pois somente dessa maneira podemos transformar crises em amadurecimento.
Clique no banner abaixo e descubra como nosso sistema de WMS, o ENVIANDO, pode te ajudar a evoluir no e-commerce.
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