Taxação no AliExpress: como afeta o e-commerce brasileiro
Já ouviu falar sobre a nova taxação no AliExpress? Pois é, isso está dando o que falar no mercado. Essa mudança mexeu com tudo e já está movimentando debates e discussões no e-commerce brasileiro.
Assista conteúdo rico no nosso canal do Youtube
Por que entender a nova taxação é tão importante?
Entender como essa taxação funciona é fundamental pra quem está envolvido no comércio internacional e quer se antecipar ao que está vindo por aí. Quem trabalha com importação ou compra internacional precisa ficar por dentro desse assunto.
O que mudou com o programa Remessa Conforme?
Recentemente, o governo federal respondeu à pressão de vários empresários e lançou o programa Remessa Conforme. Com isso, o jogo mudou. E atenção: desde o último domingo, dia 15 de outubro de 2023, as novas regras já estão em vigor.
Como funcionam as novas regras de taxação?
Compras de até R$ 250 (o que dá uns 50 dólares) agora estão isentas do imposto de importação. Ufa, boa notícia para quem gosta de economizar.
Agora, se a compra for abaixo desse valor, o único imposto a ser pago é o ICMS, que corresponde a 17% do valor total. Mas, atenção: compras acima dos 50 dólares não escapam. O pacote vem com uma taxação de 60%, contando ICMS + imposto de importação.
O impacto da transparência para o consumidor
Uma fato positivo dessa mudança é que agora ficou tudo mais transparente para o consumidor. Ao comprar no AliExpress, você já vê o valor do imposto direto no carrinho antes de finalizar a compra. Ou seja, nada de surpresa desagradável depois!
O que essa mudança significa para o empreendedor?
Do lado do empreendedorismo, essas novidades podem ser uma excelente oportunidade, já que elas incentivam a circulação de dinheiro aqui dentro do Brasil, e isso pode gerar mais empregos e fazer a economia local crescer. Tem muito empresário que começa importando de forma informal e, depois de um tempo, formaliza o negócio. Ou seja, mais oportunidades de emprego e desenvolvimento do setor.
E as oportunidades para grandes players do mercado?
Além disso, essas mudanças podem dar um empurrãozinho em grandes players como o Mercado Livre e a Amazon. Quem sabe não acontecem novos programas de proteção de marca para importadores? Isso pode abrir portas para muitos empreendedores que querem entrar nesse mercado.
VEJA TAMBÉM: Problemas com o Full
E agora, o que vem por aí?
Agora, o próximo passo é claro: se a gente quer que essa medida traga benefícios para todo mundo, a carga tributária precisa melhorar, e mais incentivos ao empreendedorismo têm que ser colocados em jogo.
A grande meta é simples: garantir produtos de qualidade a preços mais acessíveis, gerar empregos e, claro, dar aquele empurrão que a economia do Brasil precisa!
Quer saber mais e ficar por dentro de todos os detalhes? Então, assista ao vídeo completo clicando no link abaixo!
Você também vai gostar desses conteúdos
Ecommerce Puro: eleita a melhor consultoria de e-commerce no Meli XP 24
Reconhecimentos não acontecem da noite para o dia, mas quando…
Ver maisComo vender no Mercado Livre: dicas para começar com sucesso
Quer saber como vender no Mercado Livre? Então você está…
Ver maisSucesso no e-commerce: 6 Hábitos Essenciais
No mundo competitivo em que vivemos, desenvolver hábitos saudáveis e…
Ver mais