Estratégias de recompra: Por que elas são importantes?
Estratégias de recompra, como elas podem te ajudar a vender mais? Um dos grandes desafios de qualquer ecommerce hoje em dia é atrair e fidelizar clientes e um dos indicadores importantes para te ajudar a manter as vendas e ter sucesso no seu empreendimento é a taxa de recompra.
Se você deseja manter uma base sólida em seu negócio, é importante ficar de olho nessa métrica, e usar estratégias para incentiva-la.
Existe um grande número de empresas que ainda gastam muito dinheiro para conquistar novos clientes e atrair novas pessoas.
No entanto, essa não é a forma mais inteligente de usar os recursos, uma vez que é mais barato fidelizar um cliente do que atrair sempre novos consumidores.
Por isso, você deve concentrar uma parte importante dos seus esforços em aumentar a recompra e fidelizar os clientes que você já possui.
Saiba mais sobre as estratégias de recompra, porque elas são importantes para o seu negócio, quais os benefícios de investir nessas estratégias, qual a relação entre o atendimento personalizado e a recompra, como aumentar a recompra em seu ecommerce e estratégias importantes de recompra. Confira!
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A importância da recompra
Existem muitas métricas para avaliar o desempenho de um ecommerce ou negócio online em geral, e uma das métricas mais importantes é justamente a taxa de recompra. Isso acontece porque esse conceito mede quantas compras foram realizadas em um período de tempo pré determinado por consumidores que já são clientes de seu ecommerce.
Dessa forma, você consegue saber a proporção de clientes que voltaram a comprar e a fazer negócio. Esse indicador demonstra também a qualidade do serviço oferecido, se o cliente teve uma boa experiência, etc.
Quais os benefícios de investir na recompra?
Há muitos benefícios em investir na recompra, afinal, assim como você deve atrair novos clientes e investir seus recursos em divulgação, você também deve trabalhar para fidelizar esses clientes, e como consequência aumentar a recompra.
Além disso, é mais barato e exige menos esforços para convencer um cliente a comprar novamente do que atrair novos consumidores. Isso acontece porque esses clientes já compraram em seu ecommerce e, se tiveram uma boa experiência, eles confiam em sua marca.
Isso faz com que eles estejam muito mais propensos a comprar do que um novo consumidor que ainda não confia em seu ecommerce ou não teve a experiência da compra.
Em geral, a primeira preocupação de qualquer empreendedor ou gestor de empresas é atrair novos clientes. No entanto, esses esforços demandam bastante tempo e também dinheiro para serem efetivos e satisfatórios. Assim, é mais barato criar estratégias para estimular o cliente a comprar novamente em seu ecommerce, isso é ainda mais fácil se o cliente tiver uma boa primeira experiência de compra em sua loja.
Relação entre atendimento personalizado e recompra
Divulgações, promoções, anúncios e outras ferramentas são muito importantes para chegar a novas pessoas e atrair novos clientes para o ecommerce. No entanto, é mais inteligente considerar o que você pode fazer para que esse cliente que foi atraído para o seu ecommerce se torne um cliente fiel, que usa a sua loja para comprar o que precisa.
Lembre-se, é muito importante investir na divulgação e exposição dos seus produtos, no entanto, existem maneiras mais inteligentes de manter a rentabilidade de seu ecommerce.
Existe uma grande relação entre a qualidade do atendimento e do serviço e uma taxa alta de recompra. A partir da satisfação na primeira compra, o cliente se sente muito mais confortável para comprar novamente, em especial se ele teve um bom atendimento durante o processo e no pós venda.
Veja também: A Shopee vai sair do Brasil? Descubra a verdade
Como aumentar a recompra de seus clientes? Confira nossas dicas
Para aumentar a taxa de recompra é preciso entender o comportamento dos seus clientes e o que eles procuram. A partir desse entendimento, algumas decisões podem ser tomadas para que os clientes procurem o seu ecommerce para adquirir seus produtos.
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Conquiste o cliente
Um dos principais pontos da recompra e da fidelização dos clientes é investir no relacionamento com o cliente, para fazer com que o cliente procure o seu ecommerce e queira ter novamente a experiência dessa compra.
Dessa forma, o cliente deve ser conquistado desde a primeira compra, com uma experiência positiva para que o cliente possa se sentir conectado com a sua empresa.
Para isso você pode apostar em um atendimento diferenciado e campanhas de marketing.
O atendimento de qualidade, por exemplo, traz um grande valor para os clientes e pode ser um diferencial competitivo, isso pode aumentar as chances de uma futura recompra.
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Invista no relacionamento com o cliente
Investir em ter um relacionamento com o cliente é outro ponto importante para aumentar a recompra. A intenção desse relacionamento é demonstrar que a sua empresa se preocupa com o cliente em si, e não apenas com o número de vendas.
Uma boa forma de construir um relacionamento com o cliente é investir no atendimento personalizado.
O atendimento personalizado oferece recomendações e produtos personalizados especialmente para o cliente, fator que faz com que o interesse do consumidor aumente.
Além disso, a interação nas redes sociais é outro ponto de interesse ao falar sobre relacionamento com o cliente. Essa interação nas redes sociais faz com que o ecommerce esteja conectado com o seu cliente e mantenha um relacionamento e uma interação frequente.
Uma boa forma de manter essa conexão é produzir conteúdo relevante para o seu público, não oferecer apenas promoções e descontos, mas posts com dicas úteis e informações relevantes para o consumidor que interage com o seu ecommerce em redes sociais.
Veja também: Tecnologia no ecommerce: 5 avanços que você precisa conhecer
Estratégias de recompra
Nesse sentido, saiba algumas estratégias para aderir em seu ecommerce assegurar o aumento da taxa de recompra, como produzir conteúdos de valor, oferecer cupons de desconto, se importar com a experiência de compra do cliente, investir em email marketing e investir em tecnologias que automatizam processos e facilitam a compra do cliente.
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Conteúdo de valor
Essa é uma estratégia bastante interessante e que produz muitos resultados satisfatórios. Ela consiste em alimentar o consumidor com conteúdos relevantes e de utilidade para o cliente. Dessa forma, você consegue chamar a atenção, dentro desse conteúdo relevante e informativo, para produtos que você deseja anunciar e dar destaque, assim como uma promoção ou um desconto.
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Benefícios em indicação
Outra estratégia é dar benefícios para os clientes que fazem alguma indicação do ecommerce aos amigos e conhecidos. Dessa forma, além de atrair novos clientes e possíveis vendas, o consumidor cria um vínculo ao seu ecommerce a partir da indicação.
Esses benefícios podem ser desde brindes a cupons de desconto para realizar uma nova compra no futuro. Todos esses fatores contribuem para a decisão de compra do cliente e para que ele escolha comprar na sua loja.
Esse tipo de marketing é muito eficaz, pois é uma indicação de confiança que automaticamente gera uma segurança no ecommerce.
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Cupom de desconto
O cupom de desconto também pode ser uma estratégia interessante para ressuscitar o desejo de compra no cliente, como um gatilho. Além disso, é uma estratégia muito barata e eficaz para estimular a recompra e até mesmo a fidelização do cliente a longo prazo.
Você pode enviar esses cupons para o email do cliente, ou até mesmo para o celular por SMS. Assim como colocar banners em seu site anunciando o desconto após a primeira compra é uma boa alternativa.
O frete grátis também pode ser algo vantajoso nesse sentido, pois é um incentivo para que o cliente continue comprando.
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Experiência de compra do cliente
Como já mencionamos anteriormente, a experiência do cliente é um dos principais responsáveis pela recompra. Dessa forma, é muito importante que ela o cliente se sinta satisfeito tanto com o produto quanto com o serviço oferecido pelo ecommerce. Por isso você precisa encantar os clientes e fazer com que eles queiram comprar na sua empresa novamente.
Existem diversas formas de fazer isso. Capacitar os colaboradores, investir em busca inteligente no seu website e em um atendimento com inteligência virtual, ter um contato com o cliente pós-venda para checar se está tudo certo, entre outras estratégias para melhorar a experiência do cliente como um todo.
Um contato positivo com o cliente ajuda a criar uma conexão emocional e aumenta as chances do cliente procurar o seu ecommerce para fazer uma compra novamente..
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Papel do e-mail marketing
O email marketing é uma ferramenta de marketing digital perfeita para personalizar a experiência do cliente e realizar campanhas de diversos tipos, inclusive campanhas de recompra para incentivar o cliente a comprar novamente.
Confira algumas estratégias populares de email marketing para aumentar a taxa de recompra.
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Cross selling
O cross selling é uma estratégia para estimular a recompra ao oferecer produtos que são complementares ao produto escolhido pelo usuário em primeiro lugar. Dessa forma, as ofertas são pensadas para atender todas as necessidades dos clientes e para ser uma recomendação realmente relevante para o seu cliente.
Um bom exemplo de cross selling são as prateleiras dos supermercados, que em geral posicionam produtos parecidos e produtos complementares em lugares próximos.
Por exemplo, o leite fica próximo a prateleiras de complementos, como achocolatados e café. Isso faz com que o cliente interessado em comprar leite se lembre que pode precisar também dos complementos.
Você pode aplicar essa prática no email também. Um tempo após a compra do cliente você pode mandar email oferecendo um desconto em algum produto complementar, que ele pode precisar.
Dessa forma é uma oportunidade do cliente adquirir o que precisa, e contar com uma promoção, enquanto você aumenta as taxas de recompra do seu ecommerce.
Além disso, essa estratégia pode ser muito eficaz em produtos que precisam ser repostos com alguma frequência, como cosméticos ou suplementos. Para isso basta manter os dados da compra do cliente e em quanto tempo ele pode precisar de um novo produto. A partir disso, você pode fazer os cálculos e enviar uma promoção quando o cliente estiver precisando comprar novamente. Isso aumenta muito a chance de ter sucesso.
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E-mail de aniversário
Você também pode aproveitar os dados de cadastro dos seus clientes para saber informações como o e-mail, idade e data de aniversário deles. Assim você pode enviar uma mensagem especial no aniversário do cliente, além de um brinde ou um pequeno desconto.
Isso estreita os laços com a marca e faz com que o cliente se sinta valorizado.
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Invista em tecnologia e acompanhe os números de sua loja
Outra estratégia importante para a recompra é investir em tecnologias que melhorem e facilitem a compra do cliente.
Tecnologias como um serviço de busca inteligente, que permite que o cliente procure produtos por cor, ou que memorize o comportamento e as preferências do cliente para oferecer as melhores recomendações é uma ótima estratégia para fazer com que o consumidor queira comprar novamente em seu site.
Além disso, atendimento com inteligência artificial pode melhorar o suporte ao cliente e também pesar na decisão de compra em seu ecommerce.
As tecnologias facilitam tanto o uso do cliente como de todos os funcionários por trás do ecommerce, afinal, as tarefas repetitivas e monótonas podem ser automatizadas.
Veja também: Customer Success para ecommerce: Aprenda como fazer!
Conclusão
Agora você já conhece as principais estratégias para que a taxa de recompra do seu ecommerce cresça cada vez mais, assim como a rentabilidade.
Por isso lembre-se de oferecer conteúdos de valor ao cliente e conceder benefícios de indicação para aqueles que contarem aos amigos, como cupons de desconto para a próxima compra.
Além disso, trabalhar para melhorar a experiência de compra do cliente, usar o email marketing como seu aliado, assim como a técnica de cross selling. Por fim, invista em tecnologias para melhorar a experiência do consumidor em sua plataforma e facilitar as compras.
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