Foto: Abrir uma loja virtual: Verdades e Mentiras
Voltar

Abrir uma loja virtual: Verdades e Mentiras

Abrir uma loja virtual? O que é verdade e o que é mentira sobre ter uma loja virtual e como atingir o sucesso no mundo do e-commerce?

Perguntas como essas maltratam todos os aspirantes a empreendedores de e-commerce e em muitos casos, acabam dando uma percepção errada de como funciona esse mundo.

Aliado a isso, vários “gurus” da internet iludem os iniciantes com discursos de que é muito fácil ficar rico com uma loja virtual e que não dá trabalho algum.

Sendo assim, nós do Ecommerce Puro, queremos acabar com todas suas dúvidas, de uma vez por todas e te dar um norte confiável sobre o que é verdade e o que é mentira sobre ter uma loja virtual. Confira!


Inscreva-se em nosso canal no Youtube


Siga-nos no Instagram


O que é verdade sobre loja virtual?

Partindo da ideia de que, a pessoa que busca a opção de abrir uma loja virtual também pesquisou sobre abrir uma loja física, podemos traçar um comparativo e desmistificar várias crenças.

Logo de cara, duas afirmações que podemos ter como grandes verdades nesse assunto são:

  • Ter uma loja virtual é fácil 

Sem dúvidas, ao comparar a abertura de uma loja virtual com uma loja física, essa é uma das primeiras verdades que consolidamos.

Desde a burocracia dos alvarás, até o trabalho de decoração e manutenção de uma loja física, a praticidade da loja virtual fica claramente destacada, sendo incrivelmente mais prático e mais fácil de se abrir e manter. 

  • Ter uma loja virtual ajuda a vender mais nos marketplaces

Esse é um grande segredo dos lojistas mais experientes e que os mais novos não fazem ideia do seu impacto no longo prazo.

Ter uma loja virtual, traz muita relevância à sua marca e faz muito sentido aos negócios dos grandes marketplaces. Isso porque todos estão buscando parceiros que entregam qualidade e credibilidade.

Seguindo essa verdade, os marketplaces querem parceiros com marcas sólidas, operações estruturadas e base de clientes fiéis à marca. Por mais difícil que esse nível seja de se alcançar, o primeiro passo a ser dado é a criação de uma loja virtual.

Por isso, abrir uma loja virtual dará mais visibilidade a sua marca e ajudará você a vender mais nos maiores marketplaces do Brasil.


Veja também: Operação de ecommerce: Descubra como melhorar


O que é mentira sobre loja virtual?

Um ponto bastante delicado, não só no mundo do e-commerce, mas no digital em geral, são as mentiras e exageros contadas por “gurus” da internet.

Essas pessoas tem o único interesse de vender cursos rasos e cheio de falsas promessas, frustrando os sonhos de quem está interessado em aprender um conteúdo prático e que funcione de verdade.

Tome muito cuidado para não cair em golpes e certifique-se de que a pessoa que está oferecendo o curso, realmente saiba o que está falando, com experiências reais e cases de sucesso.

Sendo assim, aqui estão duas mentiras clássicas que contam por aí sobre ter uma loja virtual. 

  • É fácil vender em lojas virtuais

Essa é uma das mentiras mais contadas por aí. Vender em loja virtual é muito difícil no começo e isso acaba frustrando quem inicia.

A reação da maioria que passa por essa frustração é recorrer aos marketplaces e a consequência é deixar a loja virtual de lado.

Esse é um erro grave no longo prazo, pois além de não conseguir fazer sua marca ganhar força, o lojista se torna refém dos marketplaces, tendo que se adequar a toda mudança de políticas de utilização, como: aumento das taxas, utilização do fullfilment, políticas de frete e etc.

Por isso, liberte-se dessa mentira de pensar que vender na loja virtual é fácil. No começo será difícil, mas à medida que seu negócio se desenvolver e sua base de clientes crescer, sua independência dos marketplaces lhe trará grandes vantagens.

  • Abrir uma loja virtual é caro

Outra mentira, dessa vez contada por quem ainda não conhece o poder e a praticidade do mundo digital.

Muitas pessoas tem essa objeção sobre iniciar uma loja virtual, pois acham caro os investimentos iniciais, porém comparado a uma loja física, percebemos o quão enganados estão.

Dependendo da situação, começar uma loja virtual pode custar ao todo, apenas um mês de aluguel de uma loja física, desconsiderando outros investimentos como: equipamentos, insumos, alvará, decoração, funcionários e tantos outros.

No vídeo abaixo, ensinamos como iniciar um e-commerce com mil reais de investimento, um valor menor do que muitos aluguéis de espaços comerciais de sua cidade.

Tudo tem um começo!

Por fim, a frase que damos destaque é: tudo tem um começo. Criar uma loja virtual é fácil, barato e irá te ajudar muito no longo prazo, porém performar com os números desejados de vendas não é fácil.

Por isso invista em seu negócio, dedique tempo e conhecimento para desenvolver sua loja virtual de uma maneira organizada e sustentável. 

Depois de estruturada e com uma base forte de clientes, ela será um grande trunfo em suas mãos, abrindo portas para grandes parcerias e grandes negócios. 

Começa com a simplicidade de uma escolha. A força de uma decisão.

[mc4wp_form id="155"]

Você também vai gostar desses conteúdos

Campanhas de vendas para ecommerce: Como se preparar?

As campanhas de vendas para ecommerce trazem interessantes oportunidades sazonais…

Ver mais

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.