Abrir uma loja virtual: verdades e mentiras
Abrir uma loja virtual? O que é verdade e o que é mentira sobre ter uma loja virtual e como atingir o sucesso no mundo do e-commerce?
Perguntas como essas maltratam todos os aspirantes a empreendedores de e-commerce e em muitos casos, acabam dando uma percepção errada de como funciona esse mundo.
Aliado a isso, vários “gurus” da internet iludem os iniciantes com discursos de que é muito fácil ficar rico com uma loja virtual e que não dá trabalho algum.
Sendo assim, nós do Ecommerce Puro, queremos acabar com todas suas dúvidas, de uma vez por todas e te dar um norte confiável sobre o que é verdade e o que é mentira sobre ter uma loja virtual. Confira!
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O que é verdade sobre loja virtual?
Partindo da ideia de que, a pessoa que busca a opção de abrir uma loja virtual também pesquisou sobre abrir uma loja física, podemos traçar um comparativo e desmistificar várias crenças.
Logo de cara, duas afirmações que podemos ter como grandes verdades nesse assunto são:
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Ter uma loja virtual é fácil
Sem dúvidas, ao comparar a abertura de uma loja virtual com uma loja física, essa é uma das primeiras verdades que consolidamos.
Desde a burocracia dos alvarás, até o trabalho de decoração e manutenção de uma loja física, a praticidade da loja virtual fica claramente destacada, sendo incrivelmente mais prático e mais fácil de se abrir e manter.
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Ter uma loja virtual ajuda a vender mais nos marketplaces
Esse é um grande segredo dos lojistas mais experientes e que os mais novos não fazem ideia do seu impacto no longo prazo.
Ter uma loja virtual, traz muita relevância à sua marca e faz muito sentido aos negócios dos grandes marketplaces. Isso porque todos estão buscando parceiros que entregam qualidade e credibilidade.
Seguindo essa verdade, os marketplaces querem parceiros com marcas sólidas, operações estruturadas e base de clientes fiéis à marca. Por mais difícil que esse nível seja de se alcançar, o primeiro passo a ser dado é a criação de uma loja virtual.
Por isso, abrir uma loja virtual dará mais visibilidade a sua marca e ajudará você a vender mais nos maiores marketplaces do Brasil.
Veja também: Operação de ecommerce: Descubra como melhorar
O que é mentira sobre loja virtual?
Um ponto bastante delicado, não só no mundo do e-commerce, mas no digital em geral, são as mentiras e exageros contadas por “gurus” da internet.
Essas pessoas tem o único interesse de vender cursos rasos e cheio de falsas promessas, frustrando os sonhos de quem está interessado em aprender um conteúdo prático e que funcione de verdade.
Tome muito cuidado para não cair em golpes e certifique-se de que a pessoa que está oferecendo o curso, realmente saiba o que está falando, com experiências reais e cases de sucesso.
Sendo assim, aqui estão duas mentiras clássicas que contam por aí sobre ter uma loja virtual.
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É fácil vender em lojas virtuais
Essa é uma das mentiras mais contadas por aí. Vender em loja virtual é muito difícil no começo e isso acaba frustrando quem inicia.
A reação da maioria que passa por essa frustração é recorrer aos marketplaces e a consequência é deixar a loja virtual de lado.
Esse é um erro grave no longo prazo, pois além de não conseguir fazer sua marca ganhar força, o lojista se torna refém dos marketplaces, tendo que se adequar a toda mudança de políticas de utilização, como: aumento das taxas, utilização do fullfilment, políticas de frete e etc.
Por isso, liberte-se dessa mentira de pensar que vender na loja virtual é fácil. No começo será difícil, mas à medida que seu negócio se desenvolver e sua base de clientes crescer, sua independência dos marketplaces lhe trará grandes vantagens.
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Abrir uma loja virtual é caro
Outra mentira, dessa vez contada por quem ainda não conhece o poder e a praticidade do mundo digital.
Muitas pessoas tem essa objeção sobre iniciar uma loja virtual, pois acham caro os investimentos iniciais, porém comparado a uma loja física, percebemos o quão enganados estão.
Dependendo da situação, começar uma loja virtual pode custar ao todo, apenas um mês de aluguel de uma loja física, desconsiderando outros investimentos como: equipamentos, insumos, alvará, decoração, funcionários e tantos outros.
No vídeo abaixo, ensinamos como iniciar um e-commerce com mil reais de investimento, um valor menor do que muitos aluguéis de espaços comerciais de sua cidade.
Tudo tem um começo!
Por fim, a frase que damos destaque é: tudo tem um começo. Criar uma loja virtual é fácil, barato e irá te ajudar muito no longo prazo, porém performar com os números desejados de vendas não é fácil.
Por isso invista em seu negócio, dedique tempo e conhecimento para desenvolver sua loja virtual de uma maneira organizada e sustentável.
Depois de estruturada e com uma base forte de clientes, ela será um grande trunfo em suas mãos, abrindo portas para grandes parcerias e grandes negócios.
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