Foto: Boas práticas nos processos logísticos para ecommerce.
Voltar

Boas práticas nos processos logísticos para ecommerce.

Boas práticas nos processos logísticos podem contribuir diretamente para o sucesso do seu ecommerce. Porém, quando negligenciadas, podem ser a ruína do empreendedor, levando a uma série de problemas para os clientes como atrasos, extravios e inconsistências.

Com base em nossa vivência, nós do Ecommerce Puro separamos 5 dicas para melhorar a performance logística do seu negócio. Mas antes de listarmos todas elas, vamos entender a real importância dessas boas práticas.


Veja também: Como começar um ecommerce?

Qual a real importância das boas práticas nos processos logísticos?

Assim como todos que iniciam um negócio, nós também começamos com muita vontade, mas pouca estrutura. Essa combinação pode dar certo no começo, mas chega a um ponto em que alguns investimentos precisam ser feitos.

Um exemplo disso, foi uma situação que vivemos na Black Friday de 2014. Dias antes, estávamos separando em média 200 pedidos por dia na mão. A Black Friday chegou e em 72 horas tínhamos 7 mil pedidos que deveriam ser enviados. Uma sobrecarga monstruosa para a rasa estrutura logística que possuíamos na época.

Apesar da campanha de vendas ter sido muito boa, essa sobrecarga logística trouxe muita dor de cabeça, dinheiro retido e muitas reclamações. Foram 45 dias para solucionar todas as demandas, o que nos levou a investir em uma consultoria logística, a fim de acabar de vez com os improvisos.

Esse processo foi um verdadeiro divisor de águas para nossas operações, pois nos levou do improviso aos processos bem definidos, automações, escalas e fluxos. A evolução foi tão significativa, que hoje possuímos nosso próprio WMS, criado em 2016 focado 100% em ecommerce.

boas práticas nos processos logísticos

Operação Logística Proxys Group, CIC, Curitiba-PR

As 5 grandes dicas na logística para ecommerce.

A experiência acumulada durante os anos, nos levou a pontuar 5 dicas essenciais para evolução de qualquer operação logística. Todas se complementam e devem ser acompanhadas para que os processos logísticos ocorram sempre em harmonia.

  • Máquina de plástico bolha: Em um galpão logístico espaço é igual a dinheiro, por isso evite acumular insumos, pois eles certamente estarão ocupando o lugar que poderia ser preenchido por mais produtos em seu estoque. Os grandes rolos de plástico bolha, importantes para o acondicionamento dos produtos em suas respectivas embalagens são um exemplo disso. Uma máquina de plástico bolha, não só vai economizar espaço em seu galpão logístico, como vai produzir diferentes tipos desse insumo, otimizando ainda mais o espaço.
  • Estoque vertical: Apesar de simples, essa é uma das técnicas mais importantes na logística, o estoque vertical não só permite que grandes estoques sejam armazenados e trabalhados conforme a demanda, mas permite também, o controle de estoques estratégicos.  
  • WMS: Essa é a sigla para Warehouse Management System, que traduzindo significa Sistema de Gerenciamento de Armazém ou Sistema de Administração de Depósitos. É um software que gerencia as operações diárias desde a entrada até a saída dos produtos de um centro de distribuição. Ter um WMS ágil e preciso será um divisor de águas para sua operação assim como foi para nossa.
  • Separar atividades: Não adianta querer que um colaborador faça tudo, ninguém consegue realizar todas as atividades de uma operação logística de maneira impecável. Por isso, separe as atividades de cada colaborador da maneira mais prática e detalhada possível, com cada um realizando bem sua função. Isso irá diminuir muito a chance de ocorrer falhas no processo logístico, afinal, somos humanos e estamos sujeitos ao erro, mas quanto menos funções um colaborador acumular, melhor será seu desempenho. 
  • Alerta de estoque: Busque planilhas que consigam ligar seu ERP, sua plataforma e seu estoque com objetivo de alertá-lo a níveis estratégicos de estoque. Dessa maneira, quando determinado produto atingir uma quantia pré-determinada, você saberá qual decisão tomar: se fará mais um pedido desse produto, ou se irá aumentar o preço dele e lucrar com a escassez. 

Veja Também: Qual a margem de lucro ideal no mercado livre?

Cremos que as boas práticas nos processos logísticos são uma busca constante. A cada dia, novas tecnologias surgem para otimizar as operações e baratear os custos. Esteja sempre ligado para implementar novas técnicas sempre que possível.

Para mais informações sobre ecommerce inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Começa com a simplicidade de uma escolha. A força de uma decisão.

[mc4wp_form id="155"]

Você também vai gostar desses conteúdos

Quais plataformas de ecommerce usar?

Existem muitas plataformas de ecommerce por aí, os lojistas que…

Ver mais

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.