Como escolher o melhor domínio para loja virtual?
Escolher um domínio para loja virtual é um verdadeiro dilema para todo lojista iniciante. Isso porque, depois de encontrar um bom nome para seu ecommerce, alguns lojistas tem o desprazer de descobrir que o domínio já está sendo utilizado.
Essa frustração é absolutamente normal e faz parte do jogo, afinal, um dos grandes objetivos do empreendedor é escolher um nome que transmita valor, identidade, propósito, essência e personalidade para o cliente, ou seja, o famoso branding.
Nós do Ecommerce Puro, sabemos o quanto é difícil encontrar esse “nome perfeito” e mais ainda, conseguir transformá-lo em domínio. Por isso, separamos algumas dicas valiosas para te ajudar nesse processo, confira!
Veja também: As melhores oportunidades para se iniciar um negócio
O que são e como funcionam os registros de domínio para loja virtual
O domínio é o endereço do seu site na internet, mais precisamente, o nome pelo qual sua loja será encontrada pelo seu cliente nos navegadores e sites de busca. Já o registro de domínio é o serviço de administração, controle e renovação dos nomes da internet.
O próximo passo, após escolher um nome para loja virtual, é registrar o domínio em um site de hospedagem. É exatamente nesse momento que a frustração pode aparecer para o lojista, pois depois de passar um bom tempo escolhendo o nome que melhor representa a identidade da marca, ele descobre que esse nome já possui um domínio registrado.
Essa busca pelo domínio ideal, esbarra em mais uma variável, que são pessoas que registram domínios, com o único objetivo de vendê-los. Essa prática não é ilegal, mas dificulta bastante a vida do empreendedor de ecommerce.
Dicas importantes para escolha de domínio para loja virtual
Quando pensamos em domínios e endereços de site, a primeira coisa que nos vem à mente é o final do endereço, o famoso “.com.br”. Essa é praticamente uma marca nacional, assim como o “.com” é em termos globais e o “.com.ar” é na Argentina, por exemplo.
Sendo assim, uma excelente dica para definir seu domínio é fugir do comum e optar por um final que conecte seu domínio com seu nicho. Sim, isso não só é possível como já existem várias lojas optando por esses domínios com finais diferentes do trivial “.com.br”
Mas para que você tenha sucesso nessa escolha um bom trabalho de marketing deve ser realizado, construindo uma identidade forte que transmita ao seu público toda essência de sua marca, ou seja o branding.
Veja também: Novidades no Mercado Livre para seu ecommerce
O que é Branding?
Branding é o processo de gestão de uma marca e tudo o que a envolve. Essa gestão tem como objetivo: trazer mais visibilidade para empresa, ter cuidados com imagem e reputação, adaptar o posicionamento da empresa a determinados mercados e garantir a motivação dos colaboradores, transformando-os em promotores da marca.
Uma boa gestão de branding eleva a relevância da marca no mercado, aumentando as vendas, elevando o valor do seu produto e ganhando a preferência e até mesmo a simpatia do público na hora de escolher qual produto comprar.
Essa construção e manutenção da marca é importantíssima no longo prazo e deve ser um ponto de muita atenção do empreendedor. Dedicar energia ao branding de sua empresa irá separá-lo da concorrência e fazer com que seu público, não só consuma seus produtos, mas também os divulgue.
Alguns exemplos de domínio para loja virtual
Existe uma infinidade de domínios que estão tomando espaço do tradicional “.com.br”, porém, existe um em especial que nós não recomendamos, trata-se do “.net”. Esse domínio, além de não acrescentar muito em termos de nicho ou branding, passa a impressão de domínio gratuito ou amador. Não é uma regra, mas outros domínios podem acrescentar muito mais a sua marca.
Uma tendência de mercado, está em buscar no domínio uma conexão com seu nicho ou com o serviço que sua empresa presta. Um exemplo é o “.app” que pode ser utilizado por quem trabalha com aplicativos. Substituir o tradicional “.com.br” pelo “.app” com certeza irá ajudar muito na divulgação da ferramenta em questão.
Outro exemplo é utilizar o domínio para “nichar” ainda mais seu público. Digamos que o nicho escolhido seja o público que consome produtos para pets, além de utilizar um nome que remeta a animais de estimação, seu domínio pode focar exclusivamente nos cães utilizando o “.dog.” ao invés de “.com.br”.
A melhor ferramenta para encontrar o domínio ideal para seu ecommerce.
Seguindo essa linha de raciocínio, existem várias possibilidades de trabalhar bem o seu domínio e criar uma marca poderosa, com um potencial de engajamento enorme no longo prazo.
E para facilitar ainda mais nessa escolha, recomendamos a ferramenta mais poderosa para isso, a GoDaddy. Com ela, pesquisar domínios e analisar qual irá conversar melhor com seu público alvo fica muito mais fácil e prático.
Acesse o link abaixo e confira você mesmo todas as possibilidades para encontrar o melhor domínio para sua loja virtual.
Quero encontrar o melhor domínio para meu ecommerce na GoDaddy!
Para mais dicas como essa, inscreva-se em nosso canal no Youtube e siga nosso especialista Gabriel Bollico no Instagram.
Você também vai gostar desses conteúdos
Ecommerce Puro: eleita a melhor consultoria de e-commerce no Meli XP 24
Reconhecimentos não acontecem da noite para o dia, mas quando…
Ver maisMeios de pagamento para e-commerce: conheça os 5 melhores
Meios de pagamento para e-commerce são cruciais para o sucesso…
Ver maisCampanhas de vendas para ecommerce: Como se preparar?
As campanhas de vendas para ecommerce trazem interessantes oportunidades sazonais…
Ver maisComo vender online: dicas e estratégias para se destacar
Começar a vender online pode ser complicado, muitas vezes o…
Ver mais