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Crescimento sustentável para ecommerce: 6 dicas incríveis

O crescimento sustentável é o objetivo buscado por todo empreendedor e um sonho principalmente para aqueles que já estão na ativa.

Muitas empresas têm boas margens de lucro, um grande potencial e muitos clientes. No entanto, elas acabam não suportando o crescimento, ao atingir um novo nível para o qual ainda não estavam prontas. 

Dessa forma, o crescimento sustentável é o fator que permite que sua empresa cresça e expanda seus negócios. 

Porém, esse movimento deve acontecer junto com um investimento em infraestrutura, para suportar as novas demandas, em especial nos ecommerces, que podem se expandir rapidamente. 

Portanto, saiba como aplicar o conceito de desenvolvimento sustentável em sua empresa, quais os principais desafios para esse crescimento e 7 ideias para garantir um crescimento sustentável para seu ecommerce. 


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O que é crescimento sustentável de uma empresa

O crescimento sustentável dos negócios ocorre quando a alocação de recursos entre os processos internos da empresa e o investimento externo (mercado e aquisições de novos ativos e os lucros resultantes de ambos) é equilibrada.

Esta é a situação ideal que toda empresa espera alcançar, afinal, uma empresa precisa ter estrutura para se expandir. 

No entanto, esse ponto somente pode ser alcançado por meio do planejamento estratégico, por meio de um plano elaborado de crescimento, que pode ser alcançado sem afetar o desempenho total da organização. 

Portanto, para que a empresa atinja o crescimento sustentável dos negócios, é importante que ela seja inclusiva, ordenada e, em especial, procure se atualizar e tenha uma cultura que incentive a inovação entre a equipe. 

Pilares do crescimento sustentável

Existem alguns alicerces que suportam esse conceito de crescimento sustentável em uma empresa, seja uma empresa física ou um ecommerce. Dessa forma, confira os 3 pilares do crescimento sustentável para que você possa aplicar esse conceito no dia a dia de sua empresa.

  • Social

O primeiro pilar do crescimento sustentável se trata da relação entre o desenvolvimento sustentável de uma empresa e a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores. Além de gestores, fornecedores e de toda a rede por trás do negócio em expansão. 

Dessa forma, o fundamento social do desenvolvimento sustentável empresarial refere-se a todos os que fazem parte de sua empresa. Não apenas funcionários, mas também acionistas, fornecedores, parceiros de negócios e, o mais importante, a comunidade e o público-alvo.

Por meio do alicerce social, se respeita as diferenças, os direitos individuais e coletivos, promove um clima organizacional saudável e promove ações que visam ajudar as comunidades onde atua. 

Ou seja, o pilar social visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas, mantendo a eficiência e o entusiasmo no relacionamento com a empresa. Afinal, é impossível manter a produtividade e otimizar o trabalho de um setor da empresa, se a equipe está desmotivada ou passando por diversas situações difíceis. 

Dias difíceis ou dias em que a equipe está desmotivada são comuns dentro do ambiente de trabalho. Afinal, ninguém está feliz o tempo inteiro. 

Nesse sentido, esse pilar busca justamente cuidar da situação e da equipe de trabalho, para que o desânimo e desamparo não seja uma questão diária no ambiente.

  • Econômico

O desenvolvimento econômico é outro pilar essencial para o crescimento sustentável de uma empresa, em especial um ecommerce. 

Ele pode ser alcançado quando os recursos são utilizados de forma que a empresa consiga atingir um nível satisfatório de produtividade, com um orçamento que não extrapole o limite estabelecido em um planejamento.

Portanto, os controles e estratégias estabelecidos por meio do planejamento vão ajudar a eliminar o desperdício nos materiais de produção, nas embalagens, nos materiais do dia a dia e a melhorar a qualidade da entrega dos produtos. Dessa forma, se esse pilar econômico não for implantado, será inútil manter ações de sustentabilidade ambiental e social, então se trata de um passo essencial. 

Ou seja, seu negócio necessita de um bom plano estratégico antes de abrir.  Além disso, você precisa estar sempre atento às necessidades de seu público e encontrar formas inovadoras de atender elas com o menor custo possível para seu negócio. Em outras palavras, o segredo é deixar o cliente satisfeito, dentro do limite de orçamento pré estabelecido.

  • Ambiental

Apesar de não ser o foco total do crescimento sustentável empresarial, o ambiente pode ser um fator importante a ser considerado. 

Portanto, a empresa deve ajudar a evitar o desperdício, economizar energia e água, descartar o lixo de maneira adequada, reduzir as emissões de CO2 e educar a população sobre o tema. Isso é muito importante mesmo em ecommerces.

Esse pilar se aplica, por exemplo, na embalagem dos produtos e na entrega. Se atentar ao uso de plástico e preferir materiais sustentáveis não é uma medida difícil de implementar dentro de sua empresa, e pode fazer a diferença tanto no ambiente como no financeiro em geral.

 Afinal, cada vez mais as pessoas estão optando por iniciativas que poupem o meio ambiente.


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Crescimento sustentável versus Crescimento repetível

Crescimento repetível significa manter o desenvolvimento e a estabilidade do negócio no futuro, mesmo diante dos aspectos de crescimento econômico.

Além disso, é importante desenvolver estratégias inovadoras que ajudem a reduzir gastos e garantir capital adequado e adotar uma cultura que se adapte às novas necessidades sociais que vão surgir com o tempo. Em especial empresas que são ecommerces. 

O ecommerce em si é um modelo de negócio inovador e surgiu diante de uma necessidade de facilitar o processo de compra, além de ter se expandido durante a pandemia do novo Coronavírus, em que as pessoas precisaram comprar sem sair de casa. 

Portanto, manter essa mentalidade de inovação é essencial para ambos os conceitos, de crescimento repetível e sustentável.

Dessa forma, é preciso haver um plano de crescimento e uma estruturação que propicie isso, para que o crescimento de sua empresa seja repetível, seguindo o planejamento e objetivo certo.

Além disso, isso significa manter a cultura geral de desenvolvimento da empresa, manter a estabilidade do negócio e tentar prever quais necessidades dos clientes devem ser atendidas no futuro para se antecipar a elas. 


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Dicas de como ter um crescimento sustentável

Existem algumas ideias que podem proporcionar o crescimento sustentável do seu ecommerce. 

Além disso, os esforços para o crescimento orgânico devem ser feitos por meio de medidas internas que tenham como prioridade a qualificação do processo produtivo, administrativo, da logística e da prestação de serviços.

Dessa forma, confira algumas ideias para garantir um crescimento sustentável para seu ecommerce.

1) Tenha um plano de crescimento

Como guia do crescimento e funcionamento de uma empresa, um plano é uma ferramenta que diz aos gerentes e à equipe o que fazer para atingir os objetivos desejados. Nesse sentido, uma das ferramentas mais comumente usadas para ajudar a gerenciar isso é o planejamento estratégico. 

É por meio dele que, além dos objetivos esperados da empresa e das estratégias necessárias que todos devem seguir para alcançar os objetivos, a empresa também define sua visão, seus valores e pode incentivar uma cultura de inovação no ambiente de trabalho.

Portanto, o plano de crescimento é desenvolvido de uma forma mais ampla, cobrindo os objetivos gerais da organização. A partir do planejamento geral, é possível definir os objetivos para cada área do seu ecommerce, como vendas, marketing e logística. 

Esse é um passo essencial para garantir que a gerência, a equipe e todos que atuam em seu ecommerce estejam trabalhando para o mesmo objetivo.

2) Vender e fidelizar

Fidelizar os clientes que você conquista é um ponto muito importante para promover o crescimento econômico sustentável de seu ecommerce. Estima-se que atrair um novo cliente tenha um custo de 5 a 7 vezes mais do que simplesmente reter outro. 

Portanto, apostar na fidelização vai diminuir o custo de ter que adquirir novos clientes, além de manter as vendas por um período longo. Nesse sentido, a lealdade não é apenas construir uma relação temporária com o consumidor.

Afinal, existem diversas opções de ecommerce na internet, cativar o cliente significa manter um contato e uma conexão com ele.

As grandes empresas dependem e investem fortemente na fidelização dos seus clientes. 

Alguns benefícios desses esforços são: clientes comprometidos que defendem o produto, vendas regulares em seu ecommerce e boa relação com o cliente, que se converte em boas avaliações e recomendações de sua empresa. 

3) Treine sua equipe

Um dos maiores desafios na gestão de uma empresa é a formação de equipes competitivas. Para formar uma equipe de alto desempenho, um passo muito importante é a capacitação e o treinamento, de acordo com os objetivos e cultura da empresa.

Dessa forma, esses investimentos em formação são utilizados como estratégia competitiva de inovação na empresa, pois uma equipe qualificada,  que trabalha de acordo com as necessidades da empresa, produz excelentes resultados e é fundamental para o crescimento sustentável de qualquer negócio.

Portanto, uma equipe qualificada pode ser entendida como um grupo de pessoas que possuem competências, habilidades e talentos que complementam e agregam dentro do ambiente de trabalho.

Além disso, são profissionais empenhados e têm um objetivo comum: o sucesso da empresa. 

Algumas características positivas são: 

  • visão clara das metas e objetivos do negócio; 
  • motivação e comprometimento; 
  • ações voltadas para a promoção do seu ecommerce; 
  • boas habilidades de resolução de problemas e gestão de conflitos; 
  • boa capacidade de lidar com a cultura digital; 
  • comunicação eficaz
  • bom relacionamento no ambiente de trabalho e uma cultura de feedback.

4) Defina métricas para supervisionar o desempenho

Definir métricas de desempenho é essencial para verificar como está o crescimento de sua empresa. Bem como para verificar como estão as vendas, o financeiro, a logística e outros departamentos do seu ecommerce.

Ter métricas e um banco de dados para sua empresa é um importante passo para o crescimento sustentável. Isso acontece porque, ao construir e alimentar um banco de dados, a equipe pode converter as informações coletadas em números e métricas confiáveis. Desta forma, os dados são processados ​​e podem ser analisados, em busca de pontos fortes para manter e pontos fracos da empresa para revisitar.

5) Estruture e organize os dados

Além disso, não é suficiente apenas definir as métricas. É preciso analisar detalhadamente os dados em busca de lugares para inovar e investir em seu ecommerce.

Esta organização de informação detalhada é utilizada para uma melhoria direcionada e um acompanhamento mais preciso dos processos da empresa. Além disso, os dados e  informações podem ser usados para analisar: resultados; benefícios; perdas; entre outras métricas.

Dessa forma, com dados disponíveis em um local acessível, ​​é possível atualizar e adaptar todo o planejamento financeiro da empresa de acordo com os relatórios elaborados e verificados pela equipe. Além de utilizar os recursos para o crescimento sustentável da empresa, com um planejamento adequado.

6) Automatize seus processos

Investir em automação é essencial para todo o processo de crescimento do seu ecommerce. Dessa forma, um software de gerenciamento é um grande aliado de sua empresa.

Também chamados de ERPs, o nome vem de uma sigla em inglês que significa Planejamento dos Recursos da Empresa. Ou seja, é um software para automatizar as atividades manuais e armazenar as informações.

Por exemplo, para gerenciar as informações dos funcionários, como dispensas, treinamentos, férias, recrutamento e novas ofertas de trabalho. Além disso, é possível também gerenciar compras, vendas, entregas pendentes, entregas, registros do cliente, incluindo informações valiosas.

Ou seja: uma ferramenta indispensável na automação de seu ecommerce, e como consequência, no crescimento sustentável de sua empresa.


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Conclusão

Por fim, buscar o crescimento sustentável não é uma tarefa simples. requer atenção voltada a vários pontos e muita visão de longo prazo.

Porém, se os pontos mencionados acima mantiverem um nível de atenção constante e os planos de ação forem analisados e revistos com frequência, seu ecommerce irá crescer de maneira saudável e se tornar uma referência no mercado.

 

Começa com a simplicidade de uma escolha. A força de uma decisão.

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