Foto: Planejamento estratégico 2023: você já fez o seu?
Voltar

Planejamento estratégico 2023: você já fez o seu?

2022 passou em um piscar de olhos, e estamos novamente nos organizando para o próximo ano com um Planejamento Estratégico 2023 bem estruturado. Neste momento, você, empreendedor, deve estar se perguntando: o que vamos enfrentar no próximo ano? Quais desafios teremos? O que devemos priorizar?

Então, vamos começar o seu Planejamento Estratégico 2023. Boa leitura!


Inscreva-se em nosso canal no Youtube



Siga-nos no Instagram


Iniciando o planejamento estratégico de 2023

Para elaborar um planejamento de forma assertiva, temos que rever primeiramente como está disseminado e entendido na empresa nossa Missão + Visão + Valores. Estes são conceitos básicos para que todos precisam saber, pois mostram qual a razão de existência da empresa, onde queremos chegar e quais princípios são inegociáveis. Exemplos:

1- Defina os princípios fundamentais da estratégia, se perguntando:

  • Missão – Mostra de forma clara o motivo pelo qual a empresa existe?

  • Visão – Diz onde a sua empresa quer chegar ao longo do tempo?

  • Valores – Orienta o comportamento esperado e a forma que todos devem interagir nas suas relações?

  • Objetivos Estratégicos – Descreve de forma clara e transparente como alcançaremos os resultados projetados para o final deste ciclo?

Feito o exercício acima, seguimos para análise do mercado (SWOT) e em como os fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais (PESTEL) podem nos afetar.

Essa construção, nos dá o direcionamento e a base para elaboração dos objetivos estratégicos para o próximo ano e nos permite avaliar, qual a percepção do nosso público-alvo e como podemos nos posicionar frente a nossa concorrência.


Veja também: Queda nas vendas: Como superar?


2 – Análise SWOT

  • Neste processo você irá levantar as oportunidades e ameaças geradas pelo ambiente externo a sua organização e também irá validar as fortalezas e fraquezas que existem internamente ou mesmo no ambiente ao qual a empresa está inserida. Durante este processo se pergunte:

    • Fortalezas e Fraquezas

      • O que fazemos bem e/ou podemos melhorar?

      • Quais recursos podemos usar ou não temos disponíveis?

      • O que nossos concorrentes enxergam como nossos pontos fracos e forte?

    • Oportunidade e Ameaças

      • Que tendências de mercado geram uma oportunidade ou podem nos prejudicar?

      • Como os cenários políticos/econômicos/legais podem nos afetar?

      • Como está a ascensão do mercado?

Como próximo passo, é de suma importância que as metas e os objetivos listados, sejam destrinchados em projetos e iniciativas para a execução. No momento da elaboração as ações devem ser bem definidas, os responsáveis e os prazos, garantindo assim, que todos tenham clareza de qual o seu papel dentro da estratégia da empresa.

Além disso, defina quais são os indicadores de mensuração dos resultados, pois o que não conseguimos medir não conseguimos gerenciar, ou seja, o sucesso da construção como um todo, depende da avaliação constante das métricas definidas.


Veja também: Marketshare: Qual a importância desse indicador para seu ecommerce?


3- Objetivos Estratégicos

  • Utilize a metodologia do BSC (Balanced Score Card), com ele você deve definir qual objetivo em cada uma das perspectivas organizacionais, lembrando que cada perspectiva, pode ter um ou mais objetivos

    • Perspectiva financeira – Como podemos chegar nos resultados esperados?

    • Perspectiva dos clientes – Como podemos atender nossos clientes com excelência?

    • Perspectiva dos Processos Internos – Em que processos de negócio conseguimos alcançar a excelência?

    • Perspectiva de Aprendizado e Crescimento – Como conseguimos sustentar nossa capacidade de mudar?

Exemplo:

planejamento 2023

Conclusão

Por fim, mas não menos importante, não esqueça de comunicar, comunicar e comunicar… E isso deve acontecer de forma ampla, transparente e constante, garantindo assim, que todos conheçam qual a estratégia definida pela empresa, qual caminho será seguido e qual objetivo a empresa está buscando.

E aí, consegui te ajudar em como construir o seu Planejamento Estratégico para 2023? Então comece agora mesmo e não se esqueça…

“O planejamento é uma ferramenta que possibilita a organização de todos os passos necessários para que alcançar nossos objetivos” Rosemary de Ross

planejamento 2023

Começa com a simplicidade de uma escolha. A força de uma decisão.

[mc4wp_form id="155"]

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.