Planejamento estratégico 2023: você já fez o seu?
2022 passou em um piscar de olhos, e estamos novamente nos organizando para o próximo ano com um Planejamento Estratégico 2023 bem estruturado. Neste momento, você, empreendedor, deve estar se perguntando: o que vamos enfrentar no próximo ano? Quais desafios teremos? O que devemos priorizar?
Então, vamos começar o seu Planejamento Estratégico 2023. Boa leitura!
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Iniciando o planejamento estratégico de 2023
Para elaborar um planejamento de forma assertiva, temos que rever primeiramente como está disseminado e entendido na empresa nossa Missão + Visão + Valores. Estes são conceitos básicos para que todos precisam saber, pois mostram qual a razão de existência da empresa, onde queremos chegar e quais princípios são inegociáveis. Exemplos:
1- Defina os princípios fundamentais da estratégia, se perguntando:
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Missão – Mostra de forma clara o motivo pelo qual a empresa existe?
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Visão – Diz onde a sua empresa quer chegar ao longo do tempo?
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Valores – Orienta o comportamento esperado e a forma que todos devem interagir nas suas relações?
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Objetivos Estratégicos – Descreve de forma clara e transparente como alcançaremos os resultados projetados para o final deste ciclo?
Feito o exercício acima, seguimos para análise do mercado (SWOT) e em como os fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais (PESTEL) podem nos afetar.
Essa construção, nos dá o direcionamento e a base para elaboração dos objetivos estratégicos para o próximo ano e nos permite avaliar, qual a percepção do nosso público-alvo e como podemos nos posicionar frente a nossa concorrência.
Veja também: Queda nas vendas: Como superar?
2 – Análise SWOT
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Neste processo você irá levantar as oportunidades e ameaças geradas pelo ambiente externo a sua organização e também irá validar as fortalezas e fraquezas que existem internamente ou mesmo no ambiente ao qual a empresa está inserida. Durante este processo se pergunte:
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Fortalezas e Fraquezas
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O que fazemos bem e/ou podemos melhorar?
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Quais recursos podemos usar ou não temos disponíveis?
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O que nossos concorrentes enxergam como nossos pontos fracos e forte?
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Oportunidade e Ameaças
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Que tendências de mercado geram uma oportunidade ou podem nos prejudicar?
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Como os cenários políticos/econômicos/legais podem nos afetar?
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Como está a ascensão do mercado?
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Como próximo passo, é de suma importância que as metas e os objetivos listados, sejam destrinchados em projetos e iniciativas para a execução. No momento da elaboração as ações devem ser bem definidas, os responsáveis e os prazos, garantindo assim, que todos tenham clareza de qual o seu papel dentro da estratégia da empresa.
Além disso, defina quais são os indicadores de mensuração dos resultados, pois o que não conseguimos medir não conseguimos gerenciar, ou seja, o sucesso da construção como um todo, depende da avaliação constante das métricas definidas.
Veja também: Marketshare: Qual a importância desse indicador para seu ecommerce?
3- Objetivos Estratégicos
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Utilize a metodologia do BSC (Balanced Score Card), com ele você deve definir qual objetivo em cada uma das perspectivas organizacionais, lembrando que cada perspectiva, pode ter um ou mais objetivos
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Perspectiva financeira – Como podemos chegar nos resultados esperados?
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Perspectiva dos clientes – Como podemos atender nossos clientes com excelência?
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Perspectiva dos Processos Internos – Em que processos de negócio conseguimos alcançar a excelência?
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Perspectiva de Aprendizado e Crescimento – Como conseguimos sustentar nossa capacidade de mudar?
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Exemplo:
Conclusão
Por fim, mas não menos importante, não esqueça de comunicar, comunicar e comunicar… E isso deve acontecer de forma ampla, transparente e constante, garantindo assim, que todos conheçam qual a estratégia definida pela empresa, qual caminho será seguido e qual objetivo a empresa está buscando.
E aí, consegui te ajudar em como construir o seu Planejamento Estratégico para 2023? Então comece agora mesmo e não se esqueça…
“O planejamento é uma ferramenta que possibilita a organização de todos os passos necessários para que alcançar nossos objetivos” Rosemary de Ross
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