Foto: Queda nas vendas: Como superar?
Voltar

Queda nas vendas: Como superar?

Queda nas vendas, o que fazer para superar esse momento tão difícil? Quando uma situação dessas ocorre, o pessimismo e a tensão acabam incomodando e tirando o sono mesmo dos empresários mais experientes.

 

Pensando nisso, nós do Ecommerce Puro, preparamos este post para te ajudar a superar esse momento difícil e manter o foco no que realmente interessa para seu ecommerce. Confira.


Inscreva-se em nosso canal no Youtube


Siga-nos no Instagram


O ecommerce está de fato vivendo uma crise?

 

Analisando o cenário atual do ecommerce, notamos algumas características que explicam o momento que vivemos.

 

A queda nas vendas, de fato é uma realidade para vários lojistas, principalmente no ecommerce. A saída do período mais forte da pandemia e a reabertura do comércio, levou a uma queda natural do ecommerce.

 

O que antes era a única opção do consumidor, dado as inúmeras políticas de restrições das atividades presenciais, o ecommerce ganhou a concorrência das lojas físicas, que ainda possuem a preferência de uma boa parte do público.

 

Mas apesar das vendas terem diminuído, esse cenário está longe de ser encarado como crise, pois as atividades de consumo não diminuíram, pelo contrário, estão crescendo, só que agora de uma maneira mais ampla, com shoppings e lojas físicas disputando a atenção do público.


Veja também: A Shopee vai sair do Brasil? Descubra a verdade


Crise x queda nas vendas

 

Os cenários de crise são, com toda certeza, piores que os cenários de queda nas vendas. 

 

Crises envolvem vários fatores econômicos e políticos e essas variáveis fogem do controle dos empresários. 

 

Sendo assim, gerir uma ecommerce em um período de crise, irá levar o empreendedor a uma busca por soluções mais complexas e profundas do que em um período de queda nas vendas.

 

Essas soluções variam entre, mudanças de nicho, troca de fornecedores e podem chegar a níveis extremos e desagradáveis como demissão de funcionários.

 

Já em um momento de queda nas vendas, as soluções tendem a ser mais simples, porém não menos necessárias. Cabe ao empreendedor de ecommerce, realizar as reflexões e análises possíveis para superar a má fase.


Veja também: Crescimento sustentável para ecommerce: 6 dicas incríveis


Quais habilidades devo desenvolver para enfrentar uma queda nas vendas

 

Sendo assim, separamos algumas dicas importantes que irão te ajudar a superar esse momento tão difícil de queda nas vendas e retomar a confiança e a prosperidade de seu ecommerce. São elas: estudos, parcerias e economia.

 

  • Supere a queda nas vendas com estudos

 

O conhecimento sempre foi e sempre será o melhor ativo que alguém pode querer, para investir no curto, médio e longo prazo e no ecommerce não é diferente.

 

Em momentos de queda nas vendas, investir em cursos e aprimoramento profissional, além de aumentar a motivação, irá também manter o foco do lojista na busca por soluções.

 

Aprimorar o conhecimento fará de você um especialista ainda melhor, capaz de tecer argumentos de vendas mais sofisticados e com uma taxa de conversão mais próxima do esperado.

 

  • Participe de campanhas compartilhadas

 

Depois de investir em conhecimento, buscar parcerias é um ótimo caminho para reverter um período de queda nas vendas. Para isso, as campanhas compartilhadas dos marketplaces podem ser uma boa opção para iniciar.

 

Faça contato com os representantes dos maiores marketplaces do Brasil como Mercado Livre, Shopee, Magazine Luiza e Via Varejo e escolha as campanhas mais interessantes para o seu negócio.

 

  • Supere a queda nas vendas reduzindo custos fixos

 

Por fim, após investir em conhecimento e buscar parcerias, cuidar da saúde financeira do seu negócio é outro alicerce fundamental na busca pela superação.

 

Por isso, faça um levantamento minucioso de todos os custos fixos que seu ecommerce possui e corte o máximo que puder, ficando apenas com o essencial.

 

Realizar esse exercício em suas finanças pessoais, também ajudará muito e contribuirá para abreviar esse período difícil. 


Veja também: Precificação para Marketplaces: Como fazer da maneira correta?


Conclusão

 

Apesar de ser desagradável e em alguns casos perigoso para saúde mental dos envolvidos, períodos difíceis como queda nas vendas podem contribuir para a evolução profissional e também pessoal do empreendedor.

 

Portanto, não se perca no emocional e mantenha o foco nas soluções. Estudar, buscar parcerias e economizar, são os melhores remédios para superar a queda nas vendas. 

Começa com a simplicidade de uma escolha. A força de uma decisão.

[mc4wp_form id="155"]

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.