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Marketshare: Qual a importância desse indicador para seu ecommerce?

Saber se somos o principal nome em nosso segmento ou se nosso nicho pode ficar ainda mais segmentado é incrivelmente útil para um planejamento estratégico bem sucedido. Por isso é necessário realizar uma análise de marketshare sempre que possível.

Mas o que vem a ser o marketshare? Como analisá-lo? Fique tranquilo, nós do Ecommerce Puro, vamos te ajudar respondendo essas perguntas e também mostraremos o que fazer para se destacar em sua área. Confira!


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O que é marketshare e por que é importante?

O marketshare, nada mais é que uma análise de quotas de mercado, ou seja, um indicador que mostra o quanto sua empresa domina o nicho em que seu negócio atua. Esse indicador é muito importante para traçar estratégias de crescimento, por exemplo.

O cálculo do marketshare deve obedecer alguns critérios básicos para um resultado eficiente, podendo variar um aspecto ou outro de acordo com o objeto da pesquisa. Basicamente ele segue os seguintes passos: 

  • Estabelecer o recorte do período e local do estudo;
  • Calcular o total de vendas realizado pela empresa no período escolhido;
  • Descobrir o total de vendas do mercado no período escolhido;
  • Obter a razão entre as duas variáveis anteriores, ou seja, dividir o total de vendas da empresa, pelo total de vendas do mercado (total de vendas da empresa ÷ venda total do mercado = marketshare).

Veja também: A Shopee vai sair do Brasil? Descubra a verdade


Como aumentar o marketshare do seu ecommerce?

Após levantar todos os dados necessários, efetuar os cálculos e encontrar o marketshare do seu ecommerce, chegou a hora de trabalhar para que seus resultados aumentem.

Confira algumas dicas a seguir que irão ajudar o seu ecommerce a aumentar o marketshare e alcançar posição de destaque no mercado:

  • Aumentar o marketshare com campanhas de marketing

Criar campanhas de marketing e investir na criação e fortalecimento do branding de sua empresa é fundamental para melhorar os resultados do seu marketshare. Por isso, procure profissionais qualificados e alinhados com sua marca, capazes de realizar uma comunicação limpa e constante com seu público-alvo.

  • Aumentar o marketshare com processos

Organização é um pilar comum em vários projetos e aqui não é diferente. Criar processos para acompanhar o desempenho de suas vendas, ajudará muito na qualidade das informações que serão coletadas para pesquisa e pode ajudar também, a antecipar alguma ação corretiva, fazendo seu ecommerce ganhar tempo.

  • Aumentar o marketshare com inovação

Muitas pessoas ligam a inovação à tecnologia e não estão erradas, afinal, a tecnologia nos permitiu avançar em muitas áreas, facilitando muito a vida de consumidores e lojistas. Mas a grande ideia por trás da inovação, está na vontade de aperfeiçoar algo que já é feito e é exatamente isso que você deve buscar para seu produto. Por isso, volte suas atenções a pensar em como seu produto pode agregar valor ao seu cliente. Pensando assim, com certeza se alcançará um status diferente no mercado.

  • Aumentar o marketshare com relacionamento com cliente

Uma das chaves para um ecommerce de sucesso,  o relacionamento com o cliente é essencial caso você queira criar uma base forte de clientes. Aplicando o conceito de atendimento pró ativo, ou seja, buscando entender as dores e necessidades do seu cliente e acompanhar se de fato ele obteve satisfação ao consumir o seu produto, você estará transformando seus clientes em promotores do seu negócio.

  • Pesquise sua concorrência

Este tema está diretamente ligado ao da inovação e se você souber aplicar corretamente os dois, estará se posicionando como um nome forte no mercado. Para isso, pesquise tudo sobre seus concorrentes, dando prioridade sempre ao produto. Após a pesquisa, compare o produto do seu concorrente com o seu e pense em maneiras de entregar algo melhor que a concorrência, buscando sempre a inovação do produto e do serviço. 


Veja também: Queda nas vendas: Como superar?


Conclusão

Por fim, o marketshare é um indicador poderoso para criação de estratégias de crescimento para seu ecommerce. Seguindo as dicas citadas anteriormente e agregando conhecimento a tudo isso, o futuro do seu ecommerce tem tudo para ser próspero e alcançar o tão sonhado crescimento sustentável.

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