A Shopee vai sair do Brasil? Essa pergunta deixou vários lojistas e usuários do marketplace preocupados nos últimos dias. Mas pode ficar tranquilo! Nós do Ecommerce Puro investigamos o que está acontecendo. Continue a leitura desse post e confira dicas rápidas para proteger seu e-commerce de mudanças inevitáveis que, vez ou outra, acontecem na Shopee e em outros marketplaces.
Shoppe deixará parte das operações na américa Latina
Depois de resultados abaixo do esperado no segundo trimestre, a Sea Limited, dona da Shopee, decidiu encerrar as operações na Argentina. No México, Chile e Colômbia, as atividades serão reduzidas.
Além disso, a empresa anunciou a demissão de muitos funcionários nesses países, principalmente os de alto escalão com os maiores salários. A Shopee também vai focar na venda de produtos de vendedores estrangeiros, deixando de lado os vendedores locais.
A justificativa? “Elevada incerteza econômica”. E tem mais: os lojistas já podem esperar um aumento nas taxas, como forma de equilibrar as contas.
A pergunta que não quer calar, depois de tudo o que estamos vendo em nossos vizinhos é: A Shopee vai sair do Brasil? A resposta é não, afinal, os números da Shopee em nosso país são muito bons.5% do comércio eletrônico no Brasil é realizado na Shopee e novos centros de operações logísticas foram criados, um investimento de aproximadamente 1,5 bilhão somente em 2022.
Porém, por se tratar de uma empresa de capital aberto, decisões de fechamento de operações podem ser tomadas sem aviso prévio, por isso é interessante para todo lojista tomar medidas de proteção, para evitar que decisões de marketplaces interfiram em seus negócios.
Como proteger seu ecommerce da crise dos Marketplaces?
A melhor forma de proteger seu e-commerce das crises e mudanças dos marketplaces é não depender exclusivamente deles. Quando permanecemos dependentes de um único marketplace, como a Shopee por exemplo, temos que nos sujeitar às mudanças de regras impostas por ela a todo momento e isso é péssimo para o longo prazo.
Sendo assim, 3 dicas essenciais para que seu negócio não se torne refém de um único marketplace e tenha um grande potencial de crescimento no médio e longo prazo, confira:
Tenha no mínimo 3 marketplaces como canais de venda
Frisando novamente, não concentre suas vendas em um único marketplace. Isso deve ser uma regra se seu objetivo é escalar seu negócio e o tornar perene no médio e longo prazo. Aprenda a vender no mínimo em 3 marketplaces diferentes, pois assim, quando as regras de um deles te surpreender negativamente, você poderá focar suas energias nas outras, diminuindo o impacto em sua operação.
Invista em sua Loja Virtual
Se tem uma coisa que sempre falamos aqui no Ecommerce Puro é: sua loja virtual precisa de toda a sua atenção. Ela é sua melhor amiga, e merece ser bem cuidada. Isso passa uma imagem de estrutura forte para os fornecedores e parceiros, mostrando que você está pronto para negócios maiores.
E tem mais: conforme sua loja virtual cresce e suas campanhas de marketing começam a dar resultado, você vai ficando cada vez menos dependente dos marketplaces. A loja vai ganhando corpo e, aos poucos, se torna o pilar principal do seu negócio.
Aprenda a trabalhar sua margem de lucro
Outra dica para manter a saúde do seu e-commerce e acumular “gordura” para possíveis aumentos de taxas dos marketplaces é aprender a trabalhar sua margem de lucro.
Trabalhe sempre com o conceito de “melhor margem possível”, ou seja, nunca engesse sua margem de lucro, mas adapte-a à sua realidade do momento.
Se a mercadoria que você possui estiver em escassez, aumente sua margem de lucro e ao contrário, se você possuir algum produto parado em seu estoque, diminua a margem ou até mesmo zere, para que esse produto encalhado dê espaço a outro melhor. Aprendendo a trabalhar com essa dinâmica, seus resultados irão melhorar.
Conclusão
Por fim, não tema as mudanças dos marketplaces, mas procure desenvolver estratégias para se proteger das mudanças constantes. Nunca fique refém de nenhum deles e invista em você e no seu negócio para superar todas as adversidades que venham a surgir.
E caso você não queira andar sozinho nessa caminhada do e-commerce, desenvolvemos um método capaz de levar uma pessoa totalmente leiga e com recursos limitados à construir um e-commerce profissional com grande potencial para o médio e longo prazo.
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