Branded Content: porque você deve usá-lo na sua empresa
Branded Content, esse nome pode parecer um pouco complexo, mas a verdade é que seu significado é simples e, principalmente, essencial para sua empresa.
Mas antes de começar a explicar o que ele é e como você pode usá-lo na sua empresa, responda a seguinte pergunta:
- Existe alguma marca que você gosta muito e acompanha nas redes sociais mesmo que ainda não tenha nenhum produto dela? Ou simplesmente – por um motivo até desconhecido – se identifica com alguma marca como Red Bull ou Nike?
Se você respondeu sim é porque essas marcas possuem um forte trabalho de branded content e independente do tamanho da sua empresa você pode começar a aplicar isso também, basta que você tenha uma marca.
Agora vamos entender mais do que se trata essa estratégia de marketing e como você pode se beneficiar dela?
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O que é Branded Content
O Branded Content é, em sua tradução literal, o conteúdo sobre marca. Ele é utilizado como forma de se conectar com seu público-alvo e ter mais clientes fidelizados ao longo do tempo.
O conteúdo possui esse poder por um simples motivo: aquela publicidade invasiva e desinteressante de antigamente não funciona mais.
Hoje as pessoas precisam de um motivo maior para se interessar e prestar atenção no que você como empresa tem a dizer.
Por isso, o conteúdo é uma excelente forma de se conectar com seus potenciais clientes. Mas é importante salientar que não pode ser qualquer conteúdo.
Ele precisa ter o objetivo de entreter, informar, ser interessante e útil. Isso justamente porque as pessoas buscam por entretenimento, informações e inspiração na internet.
Até aqui deu para entender como esse conteúdo deve ser, mas e a parte da marca?
O que caracteriza o branded content é o fato de que o conteúdo não pode ser sobre a marca, ele precisa envolver a marca. É uma questão muito mais de como você faz e não o que você faz.
Isso justamente para não ser aquele marketing direto que só fica se autopromovendo e repelindo a atenção dos consumidores.
Segundo um estudo realizado pela TINT – State of User generated Content 2022, 45% dos consumidores concordam que deixariam de seguir uma marca por conta de muita autopromoção.
A partir desse momento, o seu conteúdo pode se transformar em uma espécie de imã que conecta a sua marca com seu público.
Afinal de contas, aquela pessoa que compartilha dos mesmo valores e princípios da sua marca vai parar no meio do seu dia corrido e prestar atenção no que sua marca tem para dizer compartilhando da mesma visão de mundo.
Agora que você entendeu o que é branded content e como ele funciona, vamos descobrir como você pode utilizá-lo na sua empresa de forma memorável.
Veja também: A Shopee vai sair do Brasil? Descubra a verdade
Como você pode usar o Branded Content na sua empresa
O conteúdo
Para produzir um conteúdo que faça sentido para seu público, você deve seguir 3 pontos importantes:
-
Estratégia
A estratégia de conteúdo envolve saber exatamente que tipo de conteúdo faz sentido em determinado ponto de contato.
Hoje existem diversas formas de você compartilhar seu conteúdo com seu público-alvo, como por exemplo blog, instagram, tiktok, facebook, youtube e email
Você não precisa estar em todos esses pontos, precisa apenas entender em qual o seu potencial cliente está – e o que ele busca, afinal, seu cliente é o ponto central do seu negócio.
Depois, precisa saber quais são os melhores formatos para cada intenção de conteúdo. Por exemplo, se determinado conteúdo vai ser em foto ou vídeo.
Se você quer começar a implementar o branded content na sua empresa, recomendamos que comece pelo Instagram e Facebook por serem redes que concentram milhares de usuários brasileiros e necessitam apenas do seu tempo como investimento para começar.
Falando em estratégias de formato de conteúdo para o Instagram, agora vamos elencar quais são eles e com quais objetivos você deve usá-los:
- Stories: usado para aumentar a conexão com seu seguidor;
- Feed: usada para atrair de novo a atenção de quem já te segue;
- Reels: usada para captar novos seguidores quando usada de forma impactante;
- Live: usada para elevar o nível de conhecimento do seu seguidor sobre o que sua marca e produto fazem.
-
Planejamento
Para organizar todos os formatos e qual conteúdo será compartilhado em cada um, é extremamente necessário que você tenha planejamento.
Na prática, ele nada mais é do que saber o que será publicado em determinado dia, dando a oportunidade de que o trabalho seja adiantado e você tenha um controle melhor de tudo que está funcionando ou não.
Inclusive, aqui entra o terceiro ponto essencial para a produção de um conteúdo inteligente.
-
Análise de Métricas
Imagine que você acha que está fazendo o melhor conteúdo do mundo, todos dentro do planejamento e nos formatos mais estratégicos.
Mas será que ele está de fato atingindo seu objetivo?
A única forma de você saber disso é analisar os dados.
Por isso, crie o costume de constantemente entender se o seu conteúdo está se conectando com as pessoas, se está sendo útil e como as pessoas estão interagindo.
Quando perceber que algum tipo de conteúdo não está indo muito bem, pare de fazer. Porém, quando perceber que outro tipo está funcionando, crie variações e siga por aquele caminho enquanto ele funciona.
Por fim, quando você terminar o conteúdo, faça a seguinte reflexão: o seu conteúdo está valendo o tempo das pessoas?
Sua marca
Sabendo como produzir e compartilhar um conteúdo interessante, agora falta o detalhe mais importante do Branded Content: como inserir sua marca nele.
Por isso, pensar em como a marca vai fazer parte do conteúdo deve ser uma das primeiras coisas a serem feitas dentro do planejamento, pois se você fizer qualquer coisa e deixar para incluir sua marca no final e sem estratégia, vai ficar de forma “largada” e gerar estranheza.
Reforçando o que foi dito lá no início desse artigo, seu conteúdo deve envolver a marca, mostrando como as coisas são feitas.
Na prática, você pode usar as seguintes formas de executar o branded content na sua comunicação:
- seja sempre verdadeiro sobre seus valores
- tenha coerência do seu discurso com o momento em que estamos vivendo
- conte (muitas) histórias dos colaboradores da empresa e clientes.
- reforce o propósito da sua marca sempre que cabível, mas de forma sutil.
- promova a interatividade com seus clientes, deixando que eles participem
- tenha empatia com seu público-alvo para saber o que ele busca e com que se conecta
- inclua seu produto de forma quase imperceptível, mas em um contexto que fique gravado na memória do seu cliente.
- mostre os bastidores da sua empresa
Veja também: Marketshare: Qual a importância desse indicador para seu ecommerce?
Conclusão
Construir uma marca forte é um dos pontos mais importantes para quem pensa no longo prazo, mas para isso ela precisa ser vista e lembrada.
Esse objetivo é alcançado com excelência para quem aplica o branded content e com essa trilha que te passamos você poderá começar aos poucos a incluir essa ferramenta de marketing na sua empresa, aumentando suas vendas e fidelizando clientes.
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