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Campanhas de vendas para ecommerce: Como se preparar?

As campanhas de vendas para ecommerce trazem interessantes oportunidades sazonais e quem trabalha no digital já está acostumado a dar muita importância as datas comemorativas. 

É por isso que podemos notar a quantidade de campanhas que as grandes corporações costumam criar com meses de antecedência ante à alguma ocasião especial. Pensando nisso, nós do Ecommerce Puro trouxemos algumas ideias interessantes para você que está buscando participar de alguma campanha de vendas para ecommerce e alcançar bons resultados, confira!


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A importância das campanhas de vendas para ecommerce

Datas comerciais são perfeitas para lançar promoções acessíveis, queimar produtos do estoque e validar aqueles que estão beirando o ostracismo. Além disso, pode ser uma boa oportunidade de expandir o seu público alvo.

Um exemplo é quem trabalha com o nicho de tênis esportivos. Tendo um público majoritariamente jovem e jovem adulto, o empreendedor pode lançar uma campanha criativa, com o objetivo de atrair pessoas da terceira idade usando o dia dos avós ou outra data que remeta a esse público alvo.

Com isso, bastou investir em uma campanha sazonal, focando em uma data comemorativa, que criou-se uma ótima oportunidade de fidelizar uma fatia de clientes mais velhos. Essa é a beleza das campanhas, você é capaz de aumentar suas vendas, trazer atenção para produtos não muito visados e ampliar sua cartela de clientes.

 

Como devo me preparar para uma campanhas de vendas para ecommerce?

Agora, pensando nessa temática de campanha, frequentemente surge a dúvida: quanto tempo antes do evento eu preciso me preparar para lança-la?

Pensando nos marketplaces, eles costumam enviar um cronograma próprio de campanhas no início de cada mês, para que os seus vendedores internos já saibam como explorar essas datas. Normalmente, eles já disponibilizam porcentagens de descontos e promoções especiais que os lojistas podem explorar em campanha.

Quando se tratam de grandes campanhas comerciais, como Black Friday, Natal ou Dia das Mães, por exemplo, o ideal é começar com alguns meses de antecedência. Assim, você consegue elaborar a tempo a sua temática, artes, linguagem e, principalmente, os produtos que precisará ter em estoque.


Veja também: Novidades no Mercado Livre para seu ecommerce


Criando um Check List para campanha de vendas para ecommerce

Vale ressaltar que a criação de uma campanha exige uma preparação bastante ampla, que inclui:

  • Desenvolvimento do marketing:

Vai ser criado um slogan? Que tipos de artes serão lançadas? Será feito um vídeo-campanha? Terá grids específicos sobre essa temática no Instagram?

  • Desenvolvimento das promoções:

Vão ser desenvolvidos descontos, condições especiais? Sorteios? Promoções de ‘pague um, leve dois’? Brindes?

  • Abastecimento do estoque:

Quais produtos provavelmente sairão mais nessa data em específico? Produtos masculinos, femininos, infantis? Vou focar em algum produto que quero que saia mais, vou precisar comprar mais dele?

  • Organização logística:

Corro o risco de ter um aumento muito significativo de vendas, a ponto de precisar contratar mais gente para a demanda desse período de campanha? Calculei bem a margem de risco de prejuízo? Estou preparado para bancar essa campanha?

 

Esteja sempre preparado para imprevistos nas campanhas de vendas para ecommerce

A preparação antecipada é crucial para que sua campanha tenha sucesso principalmente se você ainda não possui experiência com campanhas anteriores. Elaborar planos de contingencia, evitar retrabalhos e otimizar processos são as grandes vantagens de começar com antecedência.

É por isso que uma preparação prévia é tão importante, segundo Thiago Zibetti, gerente de operações da Proxys Group e mentor do Experts:

“…tem empresa que se prepara para Black Friday desde o começo do ano, a gente na prática começa a ver isso no mês anterior mesmo, mas é porque temos proximidade com nossos fornecedores para conseguir os produtos”

Isso é outra coisa a ser levada em conta, se você está iniciando o seu negócio e ainda não tem tanta proximidade com os seus fornecedores, o melhor é começar a se preparar para os grandes eventos com muitos meses de antecedência, como por exemplo, começar a se preparar para a Black Friday, que é em novembro, em janeiro. Assim, você terá bastante tempo para deixar tudo satisfatoriamente organizado, e com tempo de sobra para driblar possíveis dificuldades.


Veja também: Marketplaces: Será o fim das vendas com CPF?


Conclusão

Por fim, a resposta mais coerente para o título desse texto é: prepare suas campanhas de vendas para ecommerce com antecedência, considerando a sua experiência e relacionamento com fornecedores, parceiros, fretes e etc. Com base nisso, você consegue ter uma ideia melhor de quanto tempo é necessário para elaborar uma campanha de qualidade que vá te gerar os resultados esperados.

Começa com a simplicidade de uma escolha. A força de uma decisão.

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