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Marketplaces: Será o fim das vendas com CPF?

Os Marketplaces estão de fato dificultando para os lojistas de CPF? Essa é a pergunta que a maioria dos empreendedores de ecommerce estão se fazendo nesse momento, devido às mudanças recentes que aconteceram nos principais marketplaces e também pela evolução que todos eles demonstraram com o passar dos anos.

Nós do Ecommerce Puro estamos atentos a todas as mudanças para sempre trazer à vocês não só novidades, mas também dicas dos melhores caminhos a seguir, sempre com o desejo de semear as boas práticas do ecommerce.

Por isso, separamos uma análise completa do cenário atual e algumas projeções para o futuro dos lojistas virtuais e como ficará sua relação com os principais marketplaces do Brasil. Confira!


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Como os marketplaces enxergam o cenário atual?

Os marketplaces estão claramente buscando vendedores com perfis cada vez mais profissionais. Isso se deve ao aumento da demanda das compras pela internet que, antes da pandemia, crescia num ritmo menos acelerado do que hoje.

Esse nivelamento é natural, observando o ponto de vista dos marketplaces, buscar parceiros que consigam atender as demandas atuais e futuras do comércio virtual é totalmente lógico e razoável, afinal todos querem manter seus status atuais e crescer de maneira sustentável.

Qual a visão dos marketplaces para o futuro?

Essa postura por parte dos marketplaces tem como principal objetivo, profissionalizar o mercado de vendas online. Ou seja, para manter seu negócio vivo, o empreendedor de ecommerce terá que construir ao longo de sua trajetória, uma base robusta.

Por isso, é de suma importância que investimentos em áreas estratégicas do seu ecommerce, como: logística, automação, experiência do cliente e demais sejam efetuados. A consistência em bons atendimentos será fundamental para o futuro de todos os lojistas virtuais.

Outra razão para essa postura por parte dos marketplaces é a proteção contra os fraudadores. Abrir uma conta com CPF para aplicar golpes é o caminho mais curto e fácil para esses criminosos e o controle por parte dos marketplaces é uma das formas de combater esses crimes e proteger os usuarios.

Quais as principais dúvidas dos lojistas em relação a visão dos marketplaces?

Dito isso, a grande dúvida que paira sobre a maioria dos lojistas iniciantes é: esse é o fim das vendas com CPF nos marketplaces? E a resposta é: ainda não, mas tenha em mente que esse caminho está ficando tão difícil de seguir, que futuramente se tornará inviável.

E uma das razões é uma novidade recente do Mercado Livre com relação ao termômetro. Nas últimas semanas, o Mercado Livre, permitiu aos novos lojistas que iniciam com CNPJ, começar as vendas com termômetro já ativo no verde claro, tirando a necessidade de realizar as 10 primeiras vendas para ativar essa ferramenta. Uma medida que, claramente, incentiva os novos lojistas a darem preferência para o início das vendas com CNPJ aberto.


Veja também: Novidades no Mercado Livre para seu ecommerce


Como proteger seu ecommerce das mudanças dos markeplaces?

A principal maneira de proteger seu ecommerce e buscar um caminho consistente é investir cada vez mais para consolidar seu negócio. Iniciar com o CNPJ e investir em estrutura precisa ser o princípio de tudo, sem isso ficará muito difícil pensar no segundo passo.

Após isso, estreitar relações com fornecedores e com os próprios marketplaces ficará mais fácil. Por isso mostre que você tem condições de entregar bons resultados e que sua empresa busca a todo momento melhorar a experiência do cliente. Essa postura será fundamental para um crescimento sustentável do seu ecommerce.

Conclusão

Por fim, a profissionalização do ecommerce é algo inevitável e a postura por parte dos lojistas não deve ser negativa ou pessimista, pelo contrário. Buscar soluções que tornem seu negócio mais robusto e com entregas cada vez melhores tornará não só o seu ecommece mais competitivo e atraente, como também tornará o mercado digital mais seguro para você e seu cliente.

Começa com a simplicidade de uma escolha. A força de uma decisão.

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