Dropshipping dá certo? Três verdades que você não conhece
Vender um vasto catálogo mesmo sem estoque, faturar milhões de maneira fácil com produtos baratos… você conhece o dropshipping? A princípio, as ofertas e propostas em volta deste mercado são tentadoras, e encontramos diversos casos prometendo sucesso dentro deste campo no mercado, mas será que a realidade é isso mesmo?
Consistindo basicamente em vender antes mesmo de receber o produto do fornecedor, o dropshipping parece uma boa alternativa para abrir um ecommerce sem um grande investimento inicial. Mas será que é tão fácil quanto parece? O que pode dar errado? Se você tem experiência com ecommerce, deve saber que todo tipo de faturamento fácil tem um outro lado na moeda.
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Dropshipping dá dinheiro ou não?
O dropshipping pode sim te fazer vender muito! Como mencionado, são diversos casos prometendo milhões em faturamento, e esses relatos são verdadeiros. Mas, pare e pense por um momento, será que quem vendeu grandes montantes de dinheiro com dropshipping ainda está ativo neste tipo de negócio?
Assim como um castelo de areia, um comércio baseado em dropshipping pode ir por água abaixo em uma primeira onda alta de problemas, e esta cedo ou tarde tende a aparecer! Dentre problemas legais à complicações com a importação, elenco aqui três dos maiores problemas que você pode encontrar no dropshipping.
Mais sobre marketing, menos sobre vendas
Justamente por sua popularidade, o mercado dropshipping traz uma vasta concorrência. Você está vendendo o mesmo produto, que vem do mesmo fornecedor, geralmente no mesmo valor e na mesma plataforma que seus concorrentes… este é o primeiro dos problemas. O anúncio de um produto dropshipping é muito mais sobre como você vende do que de o que de fato está sendo vendido.
Imagine que você está vendendo um item específico, um produto simples que é vendido por outras centenas de outras lojas. Para se destacar entre a concorrência, você deve focar em demonstrar necessidade e importância no item em questão. O mesmo está sendo vendido por diversos outros lojistas, mas o seu é o melhor, por quê?
Quando você levanta importância para um produto, mesmo ele inicialmente parecendo ordinário para o cliente, você vende mais do que o item em sí, você vende uma ideia e uma necessidade. O princípio desta forma de comunicação é conhecida como Copywriting, técnica importantíssima dentro do marketing, que você pode e deve aplicar em seu comércio mesmo fora do meio de dropshipping.
Levando essa informação em consideração, já sabemos que os resultados exorbitantes não vem de maneira tão fácil. O dropshipping envolve muito mais marketing do que vendas em si, em um processo trabalhoso e não orgânico.
Veja também: Queda nas vendas: Como superar?
E tributariamente?
Não dá pra brincar com a Receita! Os principais fornecedores para o dropshipping são internacionais e importações trazem diversos pontos de atenção que, em um deslize, viram uma bola de neve. Problemas em relação a emissão de nota fiscal, taxas tributárias e questões envoltas a taxas de câmbio são as principais dores dentro deste problema. Se tiver a oportunidade, converse com advogados tributários sobre suas considerações e opiniões sobre o dropshipping, e você vai entender melhor estes e outros problemas que podem aparecer.
Outro fator a ser levado em consideração quando trabalhamos com importação é que, em uma visão geral, esta não é a melhor forma de contribuir com nossa economia, e o governo tem um cuidado em relação a isso. A corda tende a estourar para o lado mais fraco, então espere uma forte fiscalização em cima de transações dentro do dropshipping, podendo afetar diretamente seu processo de logística. Processo este que pode aparecer com outro forte problema, detalhado no tópico a seguir.
Dropshipping tem devolução!
Imagine que você realizou a encomenda de mil itens para atender uma demanda inicial de mil pedidos que já foram faturados. Você realiza a encomenda com seu fornecedor, o produto vem de fora do país, e você promete para o cliente o prazo de entrega de X dias. Quando o seu pacote chega, você percebe que de mil itens, pelo menos cem deles demonstram avarias ou algum tipo de problema. E agora, o que fazer nesta situação?
Não exclusivo ao dropshipping, percebemos que o consumidor brasileiro está cada vez mais ansioso. Notamos isso no padrão que grandes líderes do mercado estão seguindo ao prometer a entrega em um dia útil (ou, em alguns casos, até mesmo algumas horas), que é uma resposta a esse comportamento do consumidor. O cliente que comprou com você já está ansioso, será que ele vai aguentar o dobro do tempo para você resolver seu problema de logística? Em casos assim, o final geralmente é o cancelamento do pedido. O que a princípio era para ser uma boa venda sem um investimento inicial, se torna um problema que deixa seu saldo negativo.
Problemas com lote de produtos não são exclusivos ao dropshipping, mas a dificuldade em lidar com estes de fato é. Em uma compra de lote internacional, a burocracia para resolver problemas como o citado é enorme, e o tempo dedicado para logística de contato e transporte é grande.
Mas e no final, dropshipping vale a pena?
É comum encontrarmos casos de sucesso dentro do dropshipping com o discurso de “já vendi” e não de “estou vendendo”, os ensinamentos em volta deste tópico parecem render mais faturamento do que a prática em si. Tome muito cuidado com gurus e experts que te prometem grandes números e fortunas, a realidade pode ser diferente!
Muitas vezes, a ideia de um trabalho fácil parece sedutora, quem não gostaria de ter um negócio de sucesso com pouco investimento, não é mesmo? Importação é um bom mercado, mas também pede uma maior atenção a diversos detalhes! É importante ter cuidado com nossas decisões e investimentos dentro do ecommerce. Afinal de contas, é muito melhor você construir um império de rochas do que um castelo de areia.
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