Foto: Ecommerce 2023: Tendências e expectativas.
Voltar

Ecommerce 2023: Tendências e expectativas.

Ecommerce 2023, o que esperar das vendas online para o ano que está por vir?

Alguns dizem que será um ano muito difícil, com crises globais e embates políticos, outros enxergam excelentes oportunidades em tendências de marketing e avanços tecnológicos da área. 

A realidade é que muitos desses questionamentos pairam sobre a mente dos lojistas que estão sedentos por respostas, afinal, o futuro de seus empreendimentos depende das boas escolhas que podem fazer agora. 

Para isso, nós do Ecommerce Puro vamos mostrar as melhores tendências e as principais expectativas para o ecommerce em 2023, dividido por áreas que impactam diretamente o dia a dia de quem vive o ecommerce de verdade.

Confira até o fim.


Inscreva-se em nosso canal no Youtube


Siga-nos no Instagram


Expectativas

Gerar expectativa em algo ou em alguma situação é cansativo e pode gerar até mesmo ansiedade em algumas pessoas, ainda mais no Brasil, onde empreender não é uma tarefa fácil.

Por isso, separamos pontos importantes a serem observados e acompanhados por você para que não seja pego de surpresa, mas pelo contrário, que consiga antecipar uma situação difícil e transformar crises em oportunidades.

 

Ecommerce 2023: O que esperar dos marketplaces   

Nos marketplaces, a grande expectativa para 2023 é que o Mercado Livre continue sua caminhada como o maior marketplace do Brasil.

Isso porque além de ser a plataforma que possui tecnologia e estrutura logística mais avançadas, seus concorrentes diretos enfrentam dificuldades recorrentes que estão longe de serem resolvidas.

A Shopee por exemplo, além de ter suas operações encerradas em alguns países vizinhos, também enfrenta problemas de falta de estrutura aqui no Brasil, dificultando o trabalho dos sellers e prejudicando a experiência do cliente.

 

Ecommerce 2023: O que esperar do cenário político

Em janeiro de 2023, o novo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva assume o governo do país com vários desafios pela frente, sendo um deles já ventilado pelos noticiários, a reforma tributária.

Essa reforma, pode impactar diretamente o dia a dia do lojista que enfrenta um enorme desafio com os vários impostos ligados ao ecommerce, como o difal por exemplo.

A grande expectativa nessa área é que essa reforma, caso seja levada a votação, irá gerar muitos debates e acompanhar de perto será muito importante. 

 

Ecommerce 2023: O que esperar da economia

A crise financeira pós pandemia, levou vários países a momentos difíceis, principalmente na Europa, onde além disso, ainda enfrentam uma guerra envolvendo Rússia e Ucrânia, que está próxima de completar um ano.

Mas apesar da situação da maioria dos países não ser favorável, o Brasil mostrou boa recuperação e está conduzindo bem sua retomada pós pandemia, o que anima vários empresários.

No ecommerce o otimismo se mantém, com expectativa de crescimento para 2023, porém cabe lembrar que o boom que o ecommerce teve durante a pandemia, dificilmente ocorrerá de novo e que uma estabilização no ritmo das vendas está em curso.  

A expectativa é que em 2023 o crescimento aconteça, porém em um ritmo menos acelerado.


Veja também: Ecommerce brasileiro: Qual a preferência na hora de comprar?


Tendências 

Para conduzir seu ecommerce em um caminho de constante evolução é necessário observar tudo o que está acontecendo a sua volta e aplicar as mudanças no tempo certo.

Sendo assim, escolhemos dois pontos importantes para, além de ajudar sua loja virtual a vender mais no curto prazo, também promover uma mudança de postura, que cada dia ganha mais força no mercado de vendas online. Confira.   

 

Ecommerce 2023: Tendências para o marketing

Um dos principais pilares para um ecommerce de sucesso, o marketing tem um aperfeiçoamento muito rápido e já é notado por vários profissionais da área que o investimento em ads está ficando cada vez mais caro.

Sendo assim, a grande tendência, não só para 2023, mas para os próximos anos é o conceito de community commerce, muito explorado pelo TikTok, que consiste na conciliação dos interesses do público, dos criadores de conteúdo e das marcas.

Por isso, procure estratégias para aumentar sua base de clientes e busque parcerias com influenciadores que conversem com seu público-alvo. A frase “pessoas confiam em pessoas” nunca se aplicou tanto, quanto irá se aplicar em 2023.

 

Ecommerce 2023: Tendências tecnológicas

A grande tendência nessa área, está em apostar na tecnologia para melhorar a experiência do cliente que consome os produtos do seu ecommerce. 

O grande “calcanhar de Aquiles” do ecommerce sempre foi a impossibilidade de alguns produtos serem experimentados pelo cliente antes da compra, como roupas e calçados por exemplo.

Porém, com o advento dos provadores virtuais, essa objeção deixou de implicar na decisão da maioria dos clientes e a tendência é que recursos como esse ganhem mais espaço em 2023.

Não só os provadores virtuais, mas o uso de tecnologia nas vendas é uma das grandes tendências para 2023 segundo pesquisa da Opinion box em parceria com a Dito. 

Por isso, busque todo conhecimento possível sobre: QR codes, carteiras digitais para pagamentos, atendimento por chatbots e experiências com realidade aumentada.

Dessa forma sua loja virtual estará sempre entre os que “bebem água limpa” no mercado de ecommerce.


Veja também: Queda nas vendas: Como superar?


Conclusão

Levando em consideração todos os pontos mencionados anteriormente, as tendências para o ecommerce em 2023 estão em sua grande parte bem definidas e as expectativas para esse mercado são ótimas.

Porém, é muito importante que o lojista fique atento a todos os movimentos do mercado para aproveitar as oportunidades no momento certo. 

Começa com a simplicidade de uma escolha. A força de uma decisão.

[mc4wp_form id="155"]

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.