Ecommerce 2023: Tendências e expectativas.
Ecommerce 2023, o que esperar das vendas online para o ano que está por vir?
Alguns dizem que será um ano muito difícil, com crises globais e embates políticos, outros enxergam excelentes oportunidades em tendências de marketing e avanços tecnológicos da área.
A realidade é que muitos desses questionamentos pairam sobre a mente dos lojistas que estão sedentos por respostas, afinal, o futuro de seus empreendimentos depende das boas escolhas que podem fazer agora.
Para isso, nós do Ecommerce Puro vamos mostrar as melhores tendências e as principais expectativas para o ecommerce em 2023, dividido por áreas que impactam diretamente o dia a dia de quem vive o ecommerce de verdade.
Confira até o fim.
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Expectativas
Gerar expectativa em algo ou em alguma situação é cansativo e pode gerar até mesmo ansiedade em algumas pessoas, ainda mais no Brasil, onde empreender não é uma tarefa fácil.
Por isso, separamos pontos importantes a serem observados e acompanhados por você para que não seja pego de surpresa, mas pelo contrário, que consiga antecipar uma situação difícil e transformar crises em oportunidades.
Ecommerce 2023: O que esperar dos marketplaces
Nos marketplaces, a grande expectativa para 2023 é que o Mercado Livre continue sua caminhada como o maior marketplace do Brasil.
Isso porque além de ser a plataforma que possui tecnologia e estrutura logística mais avançadas, seus concorrentes diretos enfrentam dificuldades recorrentes que estão longe de serem resolvidas.
A Shopee por exemplo, além de ter suas operações encerradas em alguns países vizinhos, também enfrenta problemas de falta de estrutura aqui no Brasil, dificultando o trabalho dos sellers e prejudicando a experiência do cliente.
Ecommerce 2023: O que esperar do cenário político
Em janeiro de 2023, o novo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva assume o governo do país com vários desafios pela frente, sendo um deles já ventilado pelos noticiários, a reforma tributária.
Essa reforma, pode impactar diretamente o dia a dia do lojista que enfrenta um enorme desafio com os vários impostos ligados ao ecommerce, como o difal por exemplo.
A grande expectativa nessa área é que essa reforma, caso seja levada a votação, irá gerar muitos debates e acompanhar de perto será muito importante.
Ecommerce 2023: O que esperar da economia
A crise financeira pós pandemia, levou vários países a momentos difíceis, principalmente na Europa, onde além disso, ainda enfrentam uma guerra envolvendo Rússia e Ucrânia, que está próxima de completar um ano.
Mas apesar da situação da maioria dos países não ser favorável, o Brasil mostrou boa recuperação e está conduzindo bem sua retomada pós pandemia, o que anima vários empresários.
No ecommerce o otimismo se mantém, com expectativa de crescimento para 2023, porém cabe lembrar que o boom que o ecommerce teve durante a pandemia, dificilmente ocorrerá de novo e que uma estabilização no ritmo das vendas está em curso.
A expectativa é que em 2023 o crescimento aconteça, porém em um ritmo menos acelerado.
Veja também: Ecommerce brasileiro: Qual a preferência na hora de comprar?
Tendências
Para conduzir seu ecommerce em um caminho de constante evolução é necessário observar tudo o que está acontecendo a sua volta e aplicar as mudanças no tempo certo.
Sendo assim, escolhemos dois pontos importantes para, além de ajudar sua loja virtual a vender mais no curto prazo, também promover uma mudança de postura, que cada dia ganha mais força no mercado de vendas online. Confira.
Ecommerce 2023: Tendências para o marketing
Um dos principais pilares para um ecommerce de sucesso, o marketing tem um aperfeiçoamento muito rápido e já é notado por vários profissionais da área que o investimento em ads está ficando cada vez mais caro.
Sendo assim, a grande tendência, não só para 2023, mas para os próximos anos é o conceito de community commerce, muito explorado pelo TikTok, que consiste na conciliação dos interesses do público, dos criadores de conteúdo e das marcas.
Por isso, procure estratégias para aumentar sua base de clientes e busque parcerias com influenciadores que conversem com seu público-alvo. A frase “pessoas confiam em pessoas” nunca se aplicou tanto, quanto irá se aplicar em 2023.
Ecommerce 2023: Tendências tecnológicas
A grande tendência nessa área, está em apostar na tecnologia para melhorar a experiência do cliente que consome os produtos do seu ecommerce.
O grande “calcanhar de Aquiles” do ecommerce sempre foi a impossibilidade de alguns produtos serem experimentados pelo cliente antes da compra, como roupas e calçados por exemplo.
Porém, com o advento dos provadores virtuais, essa objeção deixou de implicar na decisão da maioria dos clientes e a tendência é que recursos como esse ganhem mais espaço em 2023.
Não só os provadores virtuais, mas o uso de tecnologia nas vendas é uma das grandes tendências para 2023 segundo pesquisa da Opinion box em parceria com a Dito.
Por isso, busque todo conhecimento possível sobre: QR codes, carteiras digitais para pagamentos, atendimento por chatbots e experiências com realidade aumentada.
Dessa forma sua loja virtual estará sempre entre os que “bebem água limpa” no mercado de ecommerce.
Veja também: Queda nas vendas: Como superar?
Conclusão
Levando em consideração todos os pontos mencionados anteriormente, as tendências para o ecommerce em 2023 estão em sua grande parte bem definidas e as expectativas para esse mercado são ótimas.
Porém, é muito importante que o lojista fique atento a todos os movimentos do mercado para aproveitar as oportunidades no momento certo.
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