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Pós Black Friday: Como continuar vendendo?

Você já planejou toda a sua Black Friday por aí, tem certeza que as campanhas vão dar certo, vai ser um estouro, mas você pensou também no pós Black Friday? 

Mas antes de ir para o post…

Se você caiu de paraquedas aqui e ainda não faz ideia de como planejar a sua Black Friday, corre ver esse vídeo aqui, que ele vai te ajudar a planejar uma campanha e pode ser que ainda dê tempo de participar esse ano.

Agora confira no post, como lidar com o pós Black Friday dentro da sua empresa e como você deve se preparar para as próximas datas comemorativas deste ano de 2022.


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Vendi muito na minha Black Friday, mas e agora?

Sua empresa coletou vários resultados com a campanha de Black Friday, atraiu novos clientes e apostou em outras estratégias de campanhas. E agora qual o próximo passo?

Nesse momento, é preciso usar todas essas informações obtidas nesse período para traçar a sua nova estratégia. Sem perder o timing, porque tem outras datas comemorativas chegando!

Analise seus resultados

Além de olhar apenas para os resultados de vendas, é preciso levar a análise um pouco mais a fundo: 

  • Qual foi o produto que foi sucesso de vendas e qual não foi tanto assim? 
  • Por qual canal de comunicação os clientes foram mais impactados?

Fazer esse levantamento de dados é essencial para entender o desempenho do seu negócio e para aumentar a assertividade das próximas campanhas. 

Veja quais são os principais dados que você precisa analisar depois da sua campanha de Black Friday:

CTR (Taxa de Cliques): Essa métrica vai ajudar você a avaliar a sua base de contatos e medir o engajamento dos consumidores com os seus conteúdos. Assim, quando você começar a enviar novos conteúdos para os clientes na pós Black Friday, poderá compreender se eles estão, ou não, interessados pela sua empresa, para continuar comprando. 

Taxa de conversão: se mesmo com uma estratégia bem definida, você percebeu que não houve alterações nas conversões durante a black friday, repasse essa estratégia e otimize para os próximos anos, e até para as próximas datas comemorativas, como a copa e o natal. 

ROI (Retorno do investimento): se você percebeu que as suas vendas não retornaram o valor esperado, ou algo até que ficou negativo, é preciso repensar a sua campanha, para que não ocorra nas próximas Blacks, e além disso, como você poderá recuperar essa perda nas próximas datas comemorativas. 

Rejeição: Após a Black Friday, você terá contato com diversos usuários novos, por isso, acompanhe a sua taxa de rejeição constantemente, você pode verificar no Google Analytics se tiver site próprio, ou no próprio Analytics do marketplace. Esse acompanhamento constante vai te ajudar a entender o momento que é preciso limpar a sua base ou trabalhar na entregabilidade das suas campanhas pós a Black Friday. 

Taxa de descadastramento de e-mail: se você percebeu que as pessoas estão se descadastrando dos seus conteúdos por e-mail, é importante verificar se a segmentação está certa e se a sua empresa ainda é capaz de atender esse consumidor. 

São diversas métricas que você precisa estar olhando, justamente para entender quais foram seus principais acertos e erros, para que nas próximas campanhas, seja de Black Friday ou outras, você evite errar nos mesmos pontos e possa trazer sempre mais clientes e vendas. 

Lembre-se: a sua empresa precisa elevar a marca com produtos de qualidade e até conteúdos relevantes, para garantir retenção e a atração de novos clientes a cada campanha. 


Veja também: Marketshare: Qual a importância desse indicador para seu ecommerce?


Tenha um pós-venda estratégico

Um ponto importante para a sua campanha de Black Friday é fazer um pós-vendas eficiente, pois ele pode ser importante para fidelizar o cliente e convencê-lo de comprar novamente nas próximas datas comemorativas. 

Veja algumas dicas ouro para você ter um pós-vendas bem estruturado:

Tenha disponibilidade para fazer trocas

Após o produto chegar para o consumidor, pode ocorrer a necessidade de realizar trocas e devoluções. 

Lembre-se que é direito do consumidor, segundo o Código de Defesa do Consumidor, a desistência da compra no prazo de 7 dias após o recebimento do produto, sem precisar dar justificativa.

Crie uma Política de trocas e devoluções da sua empresa, e mantenha a transparência sobre como funcionam esses processos, pois é essencial para oferecer ainda mais confiança ao seu público, além de conquistar mais credibilidade ao seu negócio.

E esteja preparado para receber e atender essas solicitações de trocas, aposte em boas práticas de logística reversa para facilitar a vida do consumidor e aprimorar ainda mais as experiências de compra.

Peça avaliações e ofereça oportunidades exclusivas

Peça para o cliente avaliar o produto comprado, pois isso também proporciona uma boa experiência e estimula a fidelização para a sua marca.

Além de demonstrar que a sua marca se importa com a opinião do consumidor, boas avaliações quando exibidas no seu site, podem aumentar a confiabilidade do seu produto e gerar novas vendas. 

Ofereça também vantagens para seu cliente, como cupons de desconto para uma nova compra ou algum conteúdo relacionado ao produto comprado ou ao segmento da loja. 


Veja também: Fidelizar clientes: Descubra como fazer. 


Canais de comunicação que você precisa estar por dentro

Ver as métricas anteriores é de extrema importância para as análises da sua campanha, mas além disso, é preciso também olhar para os canais de comunicação que o seu negócio está envolvido, e se não estiver, entender se é o momento para entrar. Confira:

E-mail marketing

O e-mail é um ótimo canal para impactar um número alto de clientes que já estão na sua base, e ele pode ser usado tanto antes, durante e no pós Black Friday. Através dele é possível definir uma comunicação direta com o cliente e trabalhar na fidelização dele, além de que você pode fazer algo totalmente personalizado.

Redes sociais

Praticamente todo mundo está dentro de alguma rede social, dessa forma, essa pode ser uma ótima opção para você atingir os consumidores. E mais uma vez mencionamos a importância de produzir conteúdos relevantes para o seu público. 

Quer um bom exemplo de uma rede social engajada e que gera resultados, confira o instagram do Gabriel Bollico, todos os dias ele posta stories para ajudar outros lojistas como você, e além disso, compartilha conteúdos incríveis no seu canal do Youtube

Blog

O Blog é sim uma forma bem interessante para a sua marca produzir conteúdos, ainda mais para ajudar o consumidor em toda a jornada de compra dele: que vai desde a inspiração até a decisão de compra. 

Quando o consumidor ainda está na etapa de inspiração, a sua marca precisa gerar reconhecimento, ou seja, ajudar esse consumidor a decidir o que ele quer comprar, seja para um presente ou algo para ele mesmo. 

O blog pode ser um ótimo canal para você trazer conteúdos que ajudem o consumidor nessa etapa de inspiração e pesquisa. Traga listas, imagens, dicas, lembre-se que você está auxiliando esse possível cliente a escolher o que é ideal para ele comprar.

Utilize o blog ao seu favor, o consumidor pode chegar até você por uma promoção da Black Friday, mas com uma abordagem certa, ele poderá se apaixonar pela sua marca e virar um cliente fiel, foco no relacionamento com seus clientes!

 

Dica extra: trabalhe com cross sell

As vendas de cross sell, ou vendas cruzadas, consistem em oferecer produtos complementares ao que o consumidor adquiriu. Ou seja, se ele comprou um celular, você pode oferecer capinhas para o modelo que ele comprou, por exemplo.

A estratégia visa aumentar o ticket médio por compra e aproveitar o ensejo do comprador para despertar novos desejos de consumo, o que é uma ótima abordagem para utilizar no pós Black Friday.

Para tornar os clientes recorrentes com a sua marca, utilize os dados que você possui de cada consumidor, e após a data, envie e-mails para manter o engajamento e, consequentemente, fazê-lo converter novamente.

Segundo estudos, as vendas de cross sell podem aumentar de 10% a 30% as transações de um e-commerce. Experimente essa estratégia no seu negócio!


Veja também: Como ter mais de uma conta no Mercado Livre de forma legal


Promoções que você pode fazer no pós Black Friday

Desconto progressivo 

Um tipo de promoção estratégia para oferecer é o desconto progressivo, que é concedido à medida em que os itens são adicionados ao carrinho. Ou seja, quanto mais o cliente compra, maior será o desconto.

O benefício pode ser aplicado em todos os produtos da sua loja, ou em categorias específicas.

Kits

Você pode oferecer alguns kits também, eles são úteis para aumentar o ticket médio e fazer o estoque girar. Um e-commerce especializado em videogames, por exemplo, pode fazer um combo com o console, dois controles e um jogo.

Use a criatividade, mas lembre-se que os produtos do kit devem ter relação entre si, para fazer sentido para o consumidor!

Brindes

Aproveite para dar brindes de natal e também da copa, já que são as datas mais esperadas depois da Black Friday. Os brindes são um estímulo para a compra, e funcionam como uma forma de fidelização e valorização do produto.

Veja algumas formas de trabalhar com brindes no e-commerce:

  • Clientes antigos: consumidores que estão sempre comprando, podem receber um mimo na sua próxima compra.
  • Compras acima de um determinado valor: envie um brinde junto com os produtos adquiridos.
  • Produtos de uma marca específica: compras de determinados itens geram um brinde.

Frete grátis

Negocie valores com as transportadoras e avalie a possibilidade de oferecer entrega gratuita em compras a partir de um determinado valor, e também para determinadas regiões. 

Cashback

O cashback é um tipo de programa de fidelidade, que gratifica o consumidor com uma porcentagem do valor da compra de volta, e pode ser usado em compras futuras.

Esse formato traz benefícios para os dois lados, enquanto o cliente tem sempre um bom motivo para voltar a comprar, o lojista se beneficia da fidelização.

Lembre-se que estamos em uma época super aquecida para o e-commerce, tem Black Friday, Copa e Natal para acontecer nesse último trimestre. Essa é a hora de definir campanhas estratégicas e vender muito!

Confira também, a nova websérie: COMO VENDER MUITO NA BLACK FRIDAY

Começa com a simplicidade de uma escolha. A força de uma decisão.

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