Os 3 maiores erros de quem vende no Mercado Livre
Ter um negócio próspero é a meta de todos os empreendedores de ecommerce. Porém, muitos acabam ficando pelo caminho, desistindo dos seus sonhos por erros que poderiam ter sido evitados, principalmente erros de quem vende no Mercado Livre.
Nós do Ecommerce Puro, observamos os três principais erros e vamos te explicar como evitá-los, a fim de que possa desenvolver boas práticas, evoluindo seu perfil neste marketplace e evitando retrabalhos.
Afinal, quais são os erros de quem vende no Mercado Livre?
O primeiro erro de quem vende no mercado livre está relacionado ao produto, mais especificamente na taxa de reclamações que ele venha a sofrer. Há quem diga que produtos ruins são produtos que não vendem e isso não é verdade.
Produtos ruins são aqueles que geram reclamações e o número que todos os empreendedores devem observar é 3%. Caso o número de reclamações ultrapasse essa quantia, seu nível de reputação cai e para recuperar é muito difícil.
Portanto, escolha produtos bons, de boa qualidade e procedência para que não só esse índice de reclamações não exceda os 3%, mas para evitar também pedidos de trocas com fornecedores, um processo chato e que pode durar meses.
O título dos produtos e sua importância
Quando damos um título a um produto e acontece a primeira venda, ele não pode mais ser alterado e isso pode influenciar diretamente suas vendas. Títulos ruins não vendem tanto quanto títulos trabalhados com boas práticas de SEO.
SEO é a sigla utilizada para Search Engine Optimization, que significa: otimização para mecanismos de busca. Essa prática consiste em analisar os critérios utilizados pelo algoritmo dos sites de pesquisa, a fim de buscar um melhor rankeamento para seu produto.
Sendo assim, escolha muito bem os títulos, utilizando palavras-chave relacionadas a ele, vinculando ao máximo com palavras que seu público-alvo utiliza para pesquisar os produtos. Isso irá impactar de maneira positiva suas vendas.
Processos e a dor do crescimento
O último dos três erros são processos ruins, outra questão que o mercado livre cobra rigorosamente dos vendedores. Essa demanda envolve absolutamente toda jornada do cliente e sua experiência, desde o tempo de respostas e envios de produtos, até a satisfação com o produto e atendimento prestado.
Por isso, organização e boas práticas em todos os processos administrativos e operacionais serão essenciais para que você não sinta a famosa “dor do crescimento”, um problema que atinge a maioria dos empreendedores que evoluem em seus negócios.
Esse problema afeta os empreendedores que ficaram tão focados nas vendas que esqueceram o quanto planilhas, automação e softwares de gestão e integração podem facilitar na rotina, economizando tempo e recursos de suas empresas.
Por fim, cremos que aprender com os erros é bom, mas evitá-los é muito melhor e com certeza mais barato para o nosso negócio.
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