Vender pelo celular: como otimizar seu e-commerce no mobile
O celular faz parte do nosso dia a dia, e o brasileiro já prefere fazer suas compras diretamente por ele. Quer saber como vender mais pelo celular? Então confira este post!
Não é novidade que o celular é o aparelho mais usado no cotidiano. Ele entrega tudo que precisamos de forma rápida: acesso a bancos, redes sociais, ligações e muito mais. E com essa facilidade de acesso à internet, o celular se tornou o meio preferido para comprar online.
De acordo com um estudo da RankMyApp, só em 2022 foram 15,7 milhões de instalações de aplicativos de varejo no Brasil. E esse número só cresce!
Neste artigo, vamos falar sobre estudos que mostram o aumento das compras pelo celular no Brasil e te dar algumas dicas para que você coloque o mobile como prioridade no seu negócio. Bora lá!
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As vendas pelo estão crescendo rápido
Com a chegada da pandemia, muitas lojas migraram para o e-commerce. Um estudo do “Perfil do E-commerce” mostrou que, em 2021, o Brasil viu um crescimento de 38% no número de lojas online!
E essa tendência só deve aumentar, principalmente com o mobile desempenhando um papel cada vez mais forte nas vendas e no relacionamento com clientes.
Em 2021, mais de 54% das vendas no e-commerce vieram de dispositivos móveis. Além disso, 92% dos brasileiros já usam o celular para pesquisar e fazer compras.
Com esses números, é hora de fazer algumas perguntas sobre o seu negócio:
- Seu site é “mobile friendly”?
- Ele está otimizado para ser usado em celulares?
- Sua loja está em marketplaces com bons apps?
Se a resposta é “não”, você está perdendo vendas!
Facilite as compras pelo celular
A tecnologia está sempre avançando, e a cada dia surge algo novo para tornar a vida dos seus clientes mais fácil. Um exemplo disso é o Google Pay, uma carteira digital que integra vários cartões e é aceita em muitos estabelecimentos.
Com o Google Pay, o cliente pode pagar por aproximação em lojas físicas ou fazer pagamentos online sem digitar os dados do cartão. Mais fácil, impossível!
Se o seu site ainda não oferece essa facilidade, está na hora de implementar. Assim, você acompanha a evolução da tecnologia e oferece uma experiência ainda mais prática e segura para o seu cliente.
Veja também: Queda nas vendas: Como superar?
Aumente a segurança das compras via celular
A segurança é fundamental no e-commerce. Seu cliente precisa confiar que está comprando em uma loja verificada e segura. Aqui estão alguns pontos importantes para você ficar de olho:
Reputação da empresa
Confiança é tudo! Clientes sempre pesquisam sobre a loja antes de comprar. Mantenha uma reputação impecável online.
Fique atento a deixar isso sempre muito claro para o consumidor, pois pode ser que ele não compre da sua loja por receio de não ser seguro e consequentemente cair em um golpe.
Avaliações e reclamações
As redes sociais e plataformas como Reclame Aqui são a primeira parada para muitos consumidores. Responda às reclamações e resolva os problemas rapidamente para fortalecer sua imagem.
Avaliação dos consumidores
Os consumidores quando querem comprar um produto, devem estar sempre analisando as avaliações de outros consumidores para ter certeza que outras pessoas tiveram uma boa experiência, e se o produto entrega mesmo o que está em sua descrição.
Você como loja, deve influenciar os seus clientes a postarem as avaliações do produto, e estar atento caso o seu produto não entregue o que eles esperaram, e esteja presente para entender caso tenha classificações não tão boas entrando em contato com esse cliente.
Segurança do site
Tenha selos de segurança visíveis, como o cadeado na barra de navegação. Isso mostra que o site é protegido para transações. Veja o que é importante analisar:
- Os contatos e endereço da loja deve ser verificados;
- Os certificados de segurança no rodapé da página, que são selos que garantem que o site é protegido e seguro para transações bancárias, e costumam ficar próximos das informações da empresa na parte inferior do site;
- Preços muito abaixo do mercado ou sites com layout mal estruturado e bagunçado, geralmente, são sinais que a página não é segura.
Esteja atento a entregar para o cliente um site seguro e que forneça uma boa experiência para ele lá dentro, afinal, são esses detalhes que farão com que ele volte a comprar e faça ótimas avaliações da sua marca.
Com essas dicas, seus clientes vão se sentir mais seguros para comprar. E confiança gera mais vendas!
Veja também: Como ter mais de uma conta no Mercado Livre de forma legal
Esteja onde os seus clientes estão
Se o celular é tão importante, por que não estar onde seus clientes mais passam tempo?
Você pode promover sua marca e vender nas principais redes sociais do Brasil: YouTube, Facebook, WhatsApp e Instagram. Veja como cada uma delas pode te ajudar:
Como vender pelo celular no YouTube
O YouTube é uma das redes mais usadas para buscar dicas e comparações de produtos. Se você vende smartphones ou eletrônicos, criar conteúdo por lá pode ajudar muito.
Abra um canal no YouTube, publique vídeos com reviews dos seus produtos e ajude seus clientes a tomarem a melhor decisão de compra.
Como pelo celular no Facebook
Integrar seu e-commerce ao Facebook facilita para os clientes comprarem direto na plataforma. Além disso, o Facebook Ads permite segmentar seu público com precisão e aumentar suas vendas.
Como vender pelo celular no WhatsApp
O WhatsApp agora tem a função “Guia de Negócios”, que permite aos usuários encontrar, conversar e comprar diretamente pelo app. A loja pode estar ao alcance de um clique!
Mark Zuckerberg já disse: “O objetivo é que você encontre, converse e compre de qualquer negócio dentro do WhatsApp”. Sua loja também pode estar lá.
Como vender pelo celular no Instagram
Com um visual incrível e feito para o mobile, o Instagram é ideal para mostrar seus produtos e vender mais. Use stories, reels e o Instagram Shopping para atrair e engajar seus clientes.
Capriche nas fotos e mostre não só os produtos, mas o estilo de vida que sua marca promove. Conecte-se com seu público de uma maneira mais profunda!
Veja também: Marketshare: Qual a importância desse indicador para seu ecommerce?
Conclusão
Já não é surpresa que o celular domina o dia a dia dos consumidores. Agora é a hora de aproveitar essa tendência e potencializar suas vendas pelo mobile.
Com essas dicas, você está pronto para otimizar a experiência de compra dos seus clientes pelo celular e expandir sua marca para um novo patamar.
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