Foto: Planejamento estratégico 2023: você já fez o seu?
Voltar

Planejamento estratégico 2023: você já fez o seu?

2022 passou em um piscar de olhos, e estamos novamente nos organizando para o próximo ano com um Planejamento Estratégico 2023 bem estruturado. Neste momento, você, empreendedor, deve estar se perguntando: o que vamos enfrentar no próximo ano? Quais desafios teremos? O que devemos priorizar?

Então, vamos começar o seu Planejamento Estratégico 2023. Boa leitura!


Inscreva-se em nosso canal no Youtube



Siga-nos no Instagram


Iniciando o planejamento estratégico de 2023

Para elaborar um planejamento de forma assertiva, temos que rever primeiramente como está disseminado e entendido na empresa nossa Missão + Visão + Valores. Estes são conceitos básicos para que todos precisam saber, pois mostram qual a razão de existência da empresa, onde queremos chegar e quais princípios são inegociáveis. Exemplos:

1- Defina os princípios fundamentais da estratégia, se perguntando:

  • Missão – Mostra de forma clara o motivo pelo qual a empresa existe?

  • Visão – Diz onde a sua empresa quer chegar ao longo do tempo?

  • Valores – Orienta o comportamento esperado e a forma que todos devem interagir nas suas relações?

  • Objetivos Estratégicos – Descreve de forma clara e transparente como alcançaremos os resultados projetados para o final deste ciclo?

Feito o exercício acima, seguimos para análise do mercado (SWOT) e em como os fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais (PESTEL) podem nos afetar.

Essa construção, nos dá o direcionamento e a base para elaboração dos objetivos estratégicos para o próximo ano e nos permite avaliar, qual a percepção do nosso público-alvo e como podemos nos posicionar frente a nossa concorrência.


Veja também: Queda nas vendas: Como superar?


2 – Análise SWOT

  • Neste processo você irá levantar as oportunidades e ameaças geradas pelo ambiente externo a sua organização e também irá validar as fortalezas e fraquezas que existem internamente ou mesmo no ambiente ao qual a empresa está inserida. Durante este processo se pergunte:

    • Fortalezas e Fraquezas

      • O que fazemos bem e/ou podemos melhorar?

      • Quais recursos podemos usar ou não temos disponíveis?

      • O que nossos concorrentes enxergam como nossos pontos fracos e forte?

    • Oportunidade e Ameaças

      • Que tendências de mercado geram uma oportunidade ou podem nos prejudicar?

      • Como os cenários políticos/econômicos/legais podem nos afetar?

      • Como está a ascensão do mercado?

Como próximo passo, é de suma importância que as metas e os objetivos listados, sejam destrinchados em projetos e iniciativas para a execução. No momento da elaboração as ações devem ser bem definidas, os responsáveis e os prazos, garantindo assim, que todos tenham clareza de qual o seu papel dentro da estratégia da empresa.

Além disso, defina quais são os indicadores de mensuração dos resultados, pois o que não conseguimos medir não conseguimos gerenciar, ou seja, o sucesso da construção como um todo, depende da avaliação constante das métricas definidas.


Veja também: Marketshare: Qual a importância desse indicador para seu ecommerce?


3- Objetivos Estratégicos

  • Utilize a metodologia do BSC (Balanced Score Card), com ele você deve definir qual objetivo em cada uma das perspectivas organizacionais, lembrando que cada perspectiva, pode ter um ou mais objetivos

    • Perspectiva financeira – Como podemos chegar nos resultados esperados?

    • Perspectiva dos clientes – Como podemos atender nossos clientes com excelência?

    • Perspectiva dos Processos Internos – Em que processos de negócio conseguimos alcançar a excelência?

    • Perspectiva de Aprendizado e Crescimento – Como conseguimos sustentar nossa capacidade de mudar?

Exemplo:

planejamento 2023

Conclusão

Por fim, mas não menos importante, não esqueça de comunicar, comunicar e comunicar… E isso deve acontecer de forma ampla, transparente e constante, garantindo assim, que todos conheçam qual a estratégia definida pela empresa, qual caminho será seguido e qual objetivo a empresa está buscando.

E aí, consegui te ajudar em como construir o seu Planejamento Estratégico para 2023? Então comece agora mesmo e não se esqueça…

“O planejamento é uma ferramenta que possibilita a organização de todos os passos necessários para que alcançar nossos objetivos” Rosemary de Ross

planejamento 2023

Começa com a simplicidade de uma escolha. A força de uma decisão.

[mc4wp_form id="155"]

Você também vai gostar desses conteúdos

Liderança no Ecommerce: tudo o que não te falaram

Olá, vamos conversar sobre como desenvolver liderança no ecommerce? Aprenda…

Ver mais

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.