SEO para e-commerce: conheça essa técnica
SEO para e-commerce, o quanto essa técnica pode ajudar no seu negócio? Neste post, nós do Ecommerce Puro vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a importância dessa ferramenta. Para isso, contamos com a experiência e conhecimento do nosso Gerente de Digital Commerce, Jean Bail, confira!
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A sigla SEO vem do inglês Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca). Seu principal objetivo é trazer mais tráfego qualificado e orgânico para um site através dos mecanismos de busca, como Google e Bing.
Resumidamente, o SEO é o que melhora (ou piora) seu ranqueamento nos mecanismos de busca. Se pudéssemos definir SEO em uma palavra, esta seria “relevância”, pois quanto mais relevante for o conteúdo do seu site para o termo pesquisado pelo usuário, melhor será o ranqueamento do seu site no buscador utilizado.
Atualmente, existem diversas técnicas, padronizações e melhores práticas de SEO, que estão em constante mudança, acompanhando o aperfeiçoamento dos mecanismos de busca e o surgimento de novos dispositivos com acesso à internet.
Diante disso, aplicar melhores práticas de SEO hoje em seu site não garante que o resultado alcançado se mantenha por muito tempo. Profissionais de SEO precisam estar sempre atualizados e atentos a qualquer mudança que impacte no ranqueamento do seu site nos buscadores.
Veja também: Novidades no Mercado Livre para seu e-commerce
Mas como o SEO para e-commerce impacta meu negócio?
Tráfego orgânico qualificado, ou seja, sem custo, pode trazer um resultado maior que anúncios estruturados em plataformas de mídia paga, como o Google Ads, por exemplo. Isso pode trazer uma redução considerável no investimento em marketing digital e uma receita igual ou superior a atual.
Outro resultado interessante alcançado por sites com um bom SEO para e-commerce é a diminuição da taxa de rejeição. Esta métrica é responsável por medir a relevância do conteúdo do site para o usuário, bem como o interesse dele nos produtos ou serviços que você está oferecendo, no caso de um e-commerce.
Veja Também: campanhas de vendas para e-commerce: como se preparar?
E como eu sei se meu site tem ou não um SEO bem feito?
Existem diversas ferramentas no mercado, algumas gratuitas e outras pagas, para este tipo de análise. O Google oferece o PageSpeed Insights para análise da velocidade de suas páginas e o Search Console para um acompanhamento mais técnico e estruturado do SEO do seu site. Ambas as ferramentas do Google são gratuitas e analisam acessos via mobile e desktop.
Outra ferramenta bem interessante é o Web Page Test, que é bem semelhante ao PageSpeed Insights, mas com algumas informações adicionais e a possibilidade de escolher a localização de onde partirá o seu teste. Desta forma, você consegue saber se seu site tem a mesma performance se acessado a partir do Brasil ou a partir de outro país, por exemplo. Além destas ferramentas mencionadas, existem inúmeras outras com o mesmo intuito, basta pesquisar por “SEO tool” em seu buscador preferido.
O SEO é de extrema importância para qualquer site na atualidade, seja ele um blog, um site institucional, ou um e-commerce. Investir em conteúdo, dados estruturados e velocidade de carregamento pode definir o seu sucesso na Internet.
Se você ainda não olha com carinho para o SEO do seu site, já passou da hora de começar a fazê-lo. Um site bem ranqueado nos buscadores, com monitoramento constante de SEO, dificilmente será ameaçado por seus concorrentes, quando o assunto é tráfego.
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