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Fidelizar clientes: Descubra como fazer.

Fidelizar clientes é o sonho de todos os lojistas, independente do nível de experiência, afinal, é muito bom ter clientes identificados com a marca e que consomem produtos periodicamente.

Porém, chegar a esse nível de engajamento com seu público não é fácil e requer muita determinação e planejamento de longo prazo, por parte do empreendedor e seu time de marketing.

Mas fique tranquilo, nós do Ecommerce Puro, separamos dicas incríveis para te ajudar na retenção de sua base, transformando clientes sazonais em clientes fidelizados. Confira.


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Por que fidelizar clientes é tão importante?

Além das vendas recorrentes acontecendo todos os meses em sua loja virtual, ter clientes fidelizados traz uma infinidade de vantagens para seu negócio. 

Uma dessas vantagens é a criação de promotores de sua marca, ou seja, clientes que indicam seus produtos e serviços para outras pessoas. 

Seja em uma reunião de família ou no trabalho, quando o cliente é promotor de sua marca, você irá possuir o “melhor departamento de marketing” a sua disposição, e isso significa, uma divulgação com peso de prova social e que fala do seu produto, com a naturalidade de quem o consome frequentemente, sem ter que forçar gatilhos mentais ou quebras de objeções.

Outra é o nível de engajamento elevado, o que permite ao lojista, realizar pesquisas sobre atendimento, nível de satisfação, persona e qualquer indicador que seja interessante mensurar.

Isso acontece, pois o público fidelizado entrega as melhores respostas para pesquisas, com comprometimento de fã da marca, mas sem perder o senso crítico necessário para uma avaliação de qualidade. 


Veja também: Marketshare: Qual a importância desse indicador para seu ecommerce?


Por onde devo começar para fidelizar mais clientes?

A melhor maneira de começar a fidelizar clientes não está em um ponto determinado ou em uma área específica, mas sim no comportamento. Esse sim, deve ser gradualmente voltado a uma mudança cultural em sua empresa, caso seja necessário.

O comportamento em questão, deve ser sempre o do atendimento pró-ativo, ou seja, a empresa deve sempre pensar no bem estar do cliente, antes mesmo deste se tornar cliente.

Tornar sua loja virtual mais acessível, fácil de navegar e com carregamento rápido já é um ótimo começo. Só após pensar e executar todos os pontos para deixar a primeira experiência do cliente o mais agradável possível, aí sim, você pode se preocupar com a venda e o pós-venda.

Mas o ponto principal é: tenha a cultura do atendimento pró-ativo bem enraizada em sua empresa. Com isso, tudo fluirá de uma maneira natural e você nunca terá que forçar nenhum tipo de situação, pois a pró atividade já fará parte dos seus negócios.


Veja também: A Shopee vai sair do Brasil? Descubra a verdade


Dicas essenciais para fidelizar clientes a todo momento.

Para que sua empresa consiga transformar boa parte dos vários clientes que surgem em datas sazonais, como dia da mães, dia dos pais, dia das crianças, black friday e natal em clientes fidelizados e promotores de sua marca, é importante ficar atento as seguintes dicas:

  • Agregue valor ao seu produto ou serviço

Esse é um ponto que está em alta, devido a facilidade de criação e divulgação de conteúdos em redes sociais. Além de dar todo suporte necessário aos clientes, muitos lojistas estão enviando vídeos demonstrativos de seus produtos logo após a compra.

Essa prática, além de agregar valor ao seu produto e a sua marca, quebra um pouco a ansiedade do cliente durante o período de entrega, fazendo ele se familiarizar com sua marca e criar em você a figura do especialista.

  • Surpreenda o consumidor

Este ponto se conecta diretamente com a cultura da pró-atividade que mencionamos acima. Isso porque a sua preocupação não pode terminar logo após o cliente finalizar a compra do seu produto, mas ela deve acompanhar todo processo, inclusive no momento em que seu cliente abre a caixa.

Por isso, seja criativo nas mensagens e no design de suas embalagens, passando mensagens de gratidão e promovendo sua marca da melhor maneira possível. 

Esse momento também é perfeito para presentear seus clientes com bônus surpresa ou demonstração de produtos que serão lançados no futuro, criando a expectativa e o desejo para novas compras por parte do seu público recém abordado.

  • Ofereça um atendimento de excelência

Também seguindo a ideia da cultura de pró-atividade, para oferecer um atendimento com excelência genuína, é necessário exercitar a empatia, ou seja, colocar-se no lugar do seu cliente.

A pergunta que deve ser feita a todo momento é “como eu gostaria de ser atendido?”. Pode parecer simples, mas ter essa mentalidade em todos os contatos com os clientes irá trazer resultados surpreendentes no médio e longo prazo.

  • Treine constantemente sua equipe

Neste ponto o trabalho não pára nunca e deve ser encarado como ponto estratégico em sua empresa. Por isso acompanhe o desempenho comportamental de sua equipe, reconhecendo os destaques e aprimorando os que precisam de ajuda. 

E apesar de parecer uma dica para lojistas com grandes estruturas, essa dica também vale para os lojistas iniciantes que trabalham sozinhos ou que ainda não possuem uma equipe formada.

Isso se deve ao fato de que é mais fácil ambientar aqueles que estão chegando, do que realizar uma mudança em todas as esferas de uma empresa. Por isso, comece do jeito certo e seja o espelho para todos os colaboradores que surgirem no futuro.


Veja também: Queda nas vendas: Como superar?


Conclusão

Transformar clientes sazonais em clientes fidelizados é uma tarefa árdua e requer muita atenção aos detalhes, mas com toda certeza é o que faz um negócio sair da região micro ou pequeno e caminhar em direção a consolidação como grande no mercado.

Construir uma cultura, voltada à satisfação total do cliente e trabalhar para sua manutenção é o grande segredo e o melhor caminho para alcançar esse tão sonhado objetivo em seu ecommerce.

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