Foto: Por que gestão de pessoas é tão importante para seu negócio
Voltar

Por que gestão de pessoas é tão importante para seu negócio

A gestão de pessoas é uma prática indispensável para o crescimento de empresas de forma consistente, aproveitando os talentos dos colaboradores, direcionando o trabalho da área de Recursos Humanos e garantindo melhores resultados. 

Investir em equipes, traz o potencial de fazer com que profissionais trabalhem satisfeitos e engajados, o que impacta positivamente nas metas de negócio da companhia.

Hoje quero compartilhar com você a importância de ter uma gestão de pessoas, e o quanto ela pode contribuir para a evolução do seu negócio.

 

 

O que é gestão de pessoas?

 

Gestão de pessoas é a área da empresa que, basicamente, cuida dos colaboradores, em todos os sentidos. Ela está relacionada com o Recursos Humanos.

Na maioria das empresas, existe a área de gestão de pessoas, para focar somente em garantir a qualidade de vida dos colaboradores, para que eles estejam satisfeitos em seus cargos.

Dentro da estratégia da gestão de pessoas, envolvem as seguintes atividades:

  • Apoiar a organização no alcance de suas metas, desenvolvendo e implementando ações de recursos humanos alinhadas com a estratégia de negócio;
  • Promover o desenvolvimento de uma cultura de alta performance;
  • Garantir que a organização tenha as pessoas talentosas, qualificadas e engajadas de que precisa;
  • Criar uma relação positiva e um clima de confiança mútua entre a gestão e os colaboradores;
  • Incentivar a aplicação de uma abordagem ética na gestão de pessoas.

Imagine a sua empresa como um organismo vivo, dentro dele tem uma comunidade, e ela é composta por indivíduos que agregam no desenvolvimento organizacional.

Se um destes indivíduos não estiver motivado para exercer suas atividades, afetará todo o sistema, portanto, cada pessoa é fundamental para o pleno funcionamento do organismo vivo.

A gestão de pessoas entra justamente para focar no colaborador e entender quais são as suas necessidades.

 

Conheça os pilares da gestão de pessoas

 

Para tornar a gestão de pessoas ainda mais eficiente e estratégica, existem alguns pilares que auxiliam nesse processo. Conheça:

 

1 – Motivação

 

A motivação é um dos alicerces de toda gestão de pessoas, é o fator que traz resultados para a empresa, pois pessoas motivadas são mais produtivas, absorvem mais facilmente novas tarefas e mantêm o clima interno harmonioso.

Além disso, o ideal é que o líder sempre dê um feedback construtivo e demonstre o quanto o colaborador é importante para a empresa, destacando seu valor para a equipe.

A gestão de pessoas desempenha um papel importante na motivação dos colaboradores, pois também mantém a cultura organizacional. Ele é projetado para garantir que a missão, visão e valores da empresa estejam sempre alinhados e fortalecer a equipe.

 

2 – Comunicação interna

 

A comunicação interna ocorre dentro da empresa e é direcionada aos colaboradores. Essa prática deve ser realizada em todas as empresas, independentemente de seu porte.

Dessa forma, a equipe responsável pela gestão de pessoas deve garantir que uma boa comunicação interna seja estabelecida.

Além disso, envolva os líderes de equipe e treine-os sobre como fornecer feedback e outras comunicações para sua equipe.

Essa comunicação garante alguns benefícios, como o sentimento de pertencimento entre os colaboradores, que se sentirão parte da organização. E por isso os mantém motivados.

 

3 – Trabalho em equipe

 

O ambiente de trabalho precisa ser colaborativo, a equipe precisa trabalhar em sintonia para conseguir desenvolver soluções.

Sendo assim, quando um grupo busca por uma solução em conjunto, haverá troca de conhecimento e eles chegarão a uma conclusão mais aprimorada e adequada.

Dessa forma, o trabalho em equipe no mundo corporativo acontece quando um grupo de funcionários se une para executar determinada função. Com essa união, soluções e práticas desenvolvidas são muito mais completas do que se o colaborador tivesse feito sozinho.

 

4 – Competência

 

A gestão de competências é o conceito de usar a combinação de conhecimentos e habilidades dos funcionários como força motriz, para alcançar resultados satisfatórios.

Todo profissional tem algo a aprender e ensinar, mas muitos não conhecem algumas habilidades que podem ser utilizadas em benefício da empresa e deixam de investir no autoconhecimento.

Uma forma de medir a produtividade e validar o perfil de cada funcionário é realizar avaliações de desempenho por competência. Com ele, o talento pode ser descoberto dentro da empresa sem olhar para fora.

 

5 – Treinamento e desenvolvimento

 

Equipes de alto desempenho se envolvem continuamente em treinamentos por meio de cursos que geram resultados e têm a vantagem de serem baseados no tempo disponível do colaborador.

Atualmente, a ênfase no desenvolvimento e treinamento é a razão do sucesso do negócio, e essa fase deve ser praticada principalmente por gestores que precisam enxergar a necessidade de criar um ambiente de produção de qualidade, onde as pessoas se sintam felizes no desempenho de suas funções.

 

Qual a importância da gestão de pessoas para as empresas?

 

É através das pessoas que todos os aspectos dentro da empresa se desenvolvem e se ramificam entre as áreas.

As pessoas são o maior valor de uma empresa, e dessa forma a gestão de pessoas é fundamental para trazer o potencial delas para o desempenho e geração de resultados. 

Por isso, uma gestão de pessoas eficiente tem o potencial de:

  • Engajar pessoas;
  • Dar senso de propósito;
  • Atrair talentos e garantir a retenção dos mesmos;
  • Fomentar a inovação e a criatividade;
  • Promover satisfação;
  • Dar suporte aos líderes;
  • Acompanhar a evolução pós treinamento;
  • Incentivar boas práticas de integração;
  • Criar políticas favoráveis;
  • Aumentar a produtividade do trabalho.

 

Conclusão

A gestão de pessoas é extremamente importante para as empresas. Pois ela gera mudanças e faz com que a sua empresa cresça e evolua em conjunto com seus colaboradores.

Nesse texto trouxemos o conceito de gestão de pessoas, quais os seus pilares para tornar eficiente a sua aplicação, e também seus benefícios.

Gostou do texto? Deixe seu comentário, e compartilhe conosco como está a sua experiência com a gestão de pessoas em sua empresa.

 

Siga-nos no Instagram e receba diariamente dicas sobre Ecommerce. 

Para conteúdos mais ricos sobre o seu negócio, acesse nosso canal do YouTube.

Começa com a simplicidade de uma escolha. A força de uma decisão.

[mc4wp_form id="155"]

Você também vai gostar desses conteúdos

Vale a pena vender na Amazon?

Será que vale a pena vender na Amazon? Antes de…

Ver mais

Customer Success para ecommerce: Aprenda como fazer!

Customer success para ecommerce, como aplicar? Isso funciona mesmo? Customer…

Ver mais

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.