Chegamos a temporada de compras de fim de ano, você está preparado?
Estamos entrando na época mais esperada do ano em relação a festas e compras. A Black Friday, a copa e as festas de fim de ano vão acontecer nesse final de 2022, e você, empreendedor, está preparado para essa temporada de compras?
Os consumidores já começaram a fazer as suas compras, de acordo com o Think With Google 26% dos consumidores já começaram as suas compras de final do ano, seja a primeira compra, buscando inspiração ou iniciando a lista de presentes.
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Veja quais são as datas mais esperadas pelo consumidor para o fim de 2022:
Grande momento de fim de ano | Melhor oportunidade de comunicação |
Black Friday | novembro |
Natal | outubro a dezembro |
Copa do Mundo | novembro a dezembro |
Ano novo | novembro a janeiro |
Com esse dado, é preciso ficar atento ao comportamento do consumidor e estar preparado para oferecer ofertas e descontos no momento certo. Por isso é muito importante que você planeje as suas campanhas com antecedência.
Veja também: Queda nas vendas: Como superar?
Como planejar as campanhas da temporada de compras
Entenda como a sua marca pode ajudar na compra
Comece a planejar o cronograma de sua campanha imediatamente, pensando em como a sua marca pode abordar diversos momentos de cada uma das datas esperadas.
Procure as conexões naturais entre a sua marca e o que as pessoas estão planejando, seja presentear alguém ou comprar para si mesmo.
Pense em formas de como a sua empresa pode inspirar pessoas e ajudá-las a realizarem seus desejos ao longo da temporada de compras.
Ajude as pessoas a planejarem suas compras
Os compradores de fim de ano têm várias necessidades diferentes, eles podem estar procurando produtos para uma festa entre amigos, a ceia de natal ou até mesmo viagem para o ano novo, tudo de uma só vez.
Tenha em mente que as suas campanhas para essa temporada de compras precisam combinar objetivos diferentes para que a sua marca possa atender aos consumidores em todas as etapas da jornada.
Diversifique a sua estratégia
Você já sabe como o consumidor está pesquisando e se planejando para realizar as compras no fim do ano. Então diversifique as suas campanhas e estratégias para cada data comemorativa!
Perceba que a sua estratégia precisa caminhar junto com a jornada do consumidor, desde a inspiração dele para querer presentear alguém ou comprar algo para si, até a ação de comprar esse item que ele decidiu no processo.
Dessa forma, gere reconhecimento com a sua marca quando o consumidor estiver na etapa de inspiração, pois é nesse momento que ele está pensando no que vai comprar, qual a necessidade da compra.
E então estimule a consideração do consumidor para a sua marca, para que ele decida onde é o melhor lugar e o melhor momento para comprar com você o que ele decidiu.
E assim você vai obter a compra, pois o consumidor já elevou todo o nível de consciência com a sua marca, viu que você estava presente auxiliando ele, e gerou a conversão que você tanto queria.
Veja também: Marketshare: Qual a importância desse indicador para seu ecommerce?
Como gerar reconhecimento?
Esse é o momento que a sua marca precisa inspirar a pessoa no momento que ele está decidindo o que comprar, ou o que adicionar em sua lista de presentes.
Segundo o Think With Google, os compradores buscam inspiração no Google quando não têm um produto específico em mente. 69% dos consumidores brasileiros de festas de fim de ano que usaram o Google disseram que queriam ter ideias de presentes.
É esse o momento que a sua marca precisa produzir conteúdo relevante para trazer ideias e recomendações para o comprador, pois isso também eleva o nível de confiança para a decisão de compra do produto com a sua marca.
Veja algumas dicas para ajudar a sua marca a inspirar pessoas:
- Atraia novos usuários para as suas redes sociais, site e loja, que estejam buscando alguma inspiração para comprar;
- Use vídeos ou outro formato para apresentar a sua marca, de forma criativa e que atraia a atenção do consumidor;
- Reconecte-se com esses clientes em outras etapas da jornada
Como estimular a consideração?
- Alcance os usuários que buscam ideias e inspirações, seja nas redes sociais ou até mesmo no seu site. Com conteúdo relevante que o ajude a entender ainda mais se aquele produto que ele tá buscando é realmente o que ele quer nesse momento;
- Gere mais tráfego para o seu site com os seus anúncios;
- Reconecte-se com esses clientes quando estiverem prontos para agir, você tem que acompanhar todos os passos que o cliente está dando junto da sua marca, para agir no momento certo.
Monte o conteúdo para esse tipo de anúncio com imagens impactantes, tendências, ideias, mostre como o cliente poderia estar realizando o desejo dele com o seu produto. E adicione chamadas para a ação que leva para a sua loja e produtos relacionados ao anúncio.
Lembre-se: para estimular a consideração do cliente para a sua marca, precisa ter conteúdo relevante para ele nesse momento de decisão!
Como obter as vendas?
Você já gerou reconhecimento da sua marca, você trouxe conteúdos relevantes para o cliente, conseguiu auxiliar nas ideias trazendo tendências na campanha de consideração, então agora é hora de vender!
Veja como:
- Engage as pessoas que estão prontas para comprar, você já está acompanhando a jornada das pessoas, entende como elas estão engajadas, então;
- Apresente o produto perfeito para o seu cliente, pois você já sabe o momento para fazer isso;
- Reconecte-se com a sua audiência na hora certa de tomar uma ação;
Os anúncios dos seus produtos nessa etapa já são voltados para a ação, que é a compra dele. Então é preciso caprichar nesse anúncio e colocar ele no momento que o seu cliente já está pronto para comprar.
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