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Vender pelo celular: Descubra como fazer

O celular está presente em nosso dia a dia e o brasileiro prefere fazer as suas compras através dele. Descubra como vender pelo celular neste post. Confira!

Já não é mais novidade que o celular é o aparelho que nós mais usamos no dia a dia. O celular entrega de forma mais rápida todas as funcionalidades que precisamos no decorrer do dia, como acesso a bancos, conversas por mensagens, ligações, redes sociais, entre outros.

E por trazer essa facilidade de acesso à internet e outros aplicativos em qualquer lugar, o celular se torna um bom meio de realizar compras online. De acordo com um estudo realizado pela RankMyApp, só em 2022 foram 15,7 milhões de instalações de aplicativos de varejo, no Brasil.

No post de hoje, quero te falar sobre estudos que comprovam o aumento do uso de celular para fazer compras no Brasil, e trazer mais algumas dicas para que o seu negócio olhe para o mobile e o coloque em primeiro lugar.


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As vendas pelo celular vêm aumentando

Com a vinda da pandemia, muitas lojas tiveram que entrar para o comércio online para continuar vendendo, segundo estudo “Perfil do E-commerce”, em 2021 houve um crescimento de 38% no número de lojas online. O Brasil atingiu a marca de 930 mil sites dedicados ao comércio eletrônico.

E esses dados só tendem a crescer nos próximos anos diante do fortalecimento do papel do mobile como instrumento de receita e relacionamento com os clientes.

Em 2021, mais de 54% das vendas de e-commerce vieram do mobile. Esse dado faz correlação com uma pesquisa que 92% dos brasileiros, além de pesquisarem preços, também já fazem compras pelo celular.

Como todos esses dados, é importante olhar para o seu negócio nos seguintes critérios:

  • Seu site é “mobile friendly”? Ele está otimizado para ser utilizado em celulares?
  • Sua loja está nos marketplaces que possuem aplicativos? É importante entender se o marketplace que a sua marca está inserido possui um aplicativo que fornece uma boa experiência para seus clientes.

Facilite as suas vendas pelo celular

A tecnologia vem avançando e trazendo sempre mais facilidade no dia a dia das pessoas, um dos exemplos que quero te mostrar é a carteira digital do Google Pay. Uma carteira digital que possui integração com vários cartões e é aceito em diversos estabelecimentos.

O Google Pay é uma carteira digital gratuita que substitui o cartão de crédito ou de débito. É a maneira mais rápida e simples de fazer pagamentos em vários lugares, seja presencial ou online. Veja o que mais ela proporciona:

  • Usar o smartphone para pagar pelas compras por aproximação em lojas;
  • Fazer pagamentos sem precisar preencher os dados do cartão em aplicativos ou sites.

As carteiras digitais vem com esse objetivo de facilitar ainda mais o processo de pagamento dos consumidores, e o melhor é que ela pode ser usada tanto presencialmente como online.

O Google Pay é um método de pagamento, ou seja, sinalize no seu site esse método junto aos outros.

E caso você ainda não utilize a carteira digital no seu site sugiro começar a implementar, pois é interessante estar evoluindo junto com a tecnologia e sempre proporcionar uma experiência ainda mais prazerosa para o seu cliente.


Veja também: Queda nas vendas: Como superar?


Aumente a segurança do seu site nas compras pelo celular

Um ponto bem importante a analisar é a segurança da sua loja online. O consumidor precisa saber se o produto que ele quer comprar é fornecido por uma loja segura e verificada, até porque, estamos sujeitos a diversos golpes na internet.

Veja os detalhes de segurança que o seu negócio precisa entregar para o consumidor:

Reputação da empresa

O consumidor vai sempre avaliar a loja em que quer comprar o produto na internet, ainda mais quando se trata de uma desconhecida. Dessa forma, o correto é ele pesquisar sobre a loja, a história e a reputação da marca.

Fique atento a deixar isso sempre muito claro para o consumidor, pois pode ser que ele não compre da sua loja por receio de não ser seguro e consequentemente cair em um golpe.

Reclamações nas redes sociais e sites específicos

O consumidor também deve pesquisar sobre a loja que ele quer comprar e como ela atende às reclamações que recebe. Com certeza ninguém quer comprar de uma loja que possui muitas reclamações, não responde e nem tenta resolver os problemas do consumidor.

Geralmente o consumidor pesquisa nas redes sociais da loja e no famoso site do Reclame Aqui. Garanta que a sua loja esteja sempre respondendo seus consumidores nessas plataformas e que esteja sempre melhorando, para que a reputação seja sempre boa e recomendada por outros clientes.

Avaliação dos consumidores

Os consumidores quando querem comprar um produto, devem estar sempre analisando as avaliações de outros consumidores para ter certeza que outras pessoas tiveram uma boa experiência, e se o produto entrega mesmo o que está em sua descrição.

Você como loja, deve influenciar os seus clientes a postarem as avaliações do produto, e estar atento caso o seu produto não entregue o que eles esperaram, e esteja presente para entender caso tenha classificações não tão boas entrando em contato com esse cliente.

Segurança do site

Existem alguns itens que podem ajudar o consumidor a identificar se uma página de e-commerce é segura ou não, então atente-se em ter um site seguro, para que o cliente se sinta seguro. Veja o que é importante analisar:

  • O ícone de um cadeado na barra de navegação, ao lado do endereço do site que está acessando;

  • Os contatos e endereço da loja deve ser verificados;
Verifique se o número de telefone, endereço de e-mail realmente existem

Verifique se o número de telefone, endereço de e-mail realmente existem

 

  • Os certificados de segurança no rodapé da página, que são selos que garantem que o site é protegido e seguro para transações bancárias, e costumam ficar próximos das informações da empresa na parte inferior do site;

  • Preços muito abaixo do mercado ou sites com layout mal estruturado e bagunçado, geralmente, são sinais que a página não é segura.

Esteja atento a entregar para o cliente um site seguro e que forneça uma boa experiência para ele lá dentro, afinal, são esses detalhes que farão com que ele volte a comprar e faça ótimas avaliações da sua marca.


Veja também: Como ter mais de uma conta no Mercado Livre de forma legal


Esteja onde os seus clientes estão

Já que estamos falando em celulares e aplicativos otimizados para o mobile, porque não estar onde os clientes mais estão ligados para vender a sua marca? Nas redes sociais!

Você pode promover a sua marca e vender nas redes sociais mais usadas no Brasil, são elas: o YouTube, Facebook, WhatsApp e Instagram. Veja as especificidades de cada uma delas para você começar a vender por lá:

Como vender pelo celular no YouTube

O YouTube é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil, principalmente para quem busca dicas, análises e comparações de produtos antes de comprar. Se você vende smartphones e computadores, por exemplo, deveria estar criando conteúdos nesse sentido.

Crie um canal no YouTube com a sua marca e comece a produzir os seus conteúdos relacionados aos produtos que você vende, a fim de ajudar o consumidor na sua decisão final.

Sem contar que o YouTube conta com ferramentas de análise que permite medir seus resultados depois de publicar os vídeos.

Como vender pelo celular no Facebook

Para vender pelo celular no Facebook é preciso integrar o seu e-commerce nele, pois somente assim você controla tudo em um só lugar, e ainda fornece ao cliente a facilidade de comprar sem sair da rede social.

Você também pode usar o Facebook Ads para impulsionar as suas publicações, com esses anúncios, você poderá segmentar os posts e mostrá-los para o público que deseja alcançar.

Como vender pelo celular no WhatsApp

Recentemente o WhatsApp anunciou a função de “Guia de Negócios”, que permite a busca de estabelecimentos comerciais, a realização de compras e pagamentos diretamente pelo aplicativo.

Os usuários poderão navegar por categorias e pesquisar pelo nome da empresa, evitando a necessidade de buscar o telefone em sites ou salvar um número em seus contatos.

O cliente poderá escolher o negócio desejado com base na localização, ou também através do nome de uma marca ou produto na busca do WhatsApp. Quando o cliente escolhe determinado produto, ele inicia uma conversa com a loja e poderá fazer o pagamento por ali mesmo.

O dono da empresa, Mark Zuckerberg, disse no evento WhatsApp Business Summit que “o objetivo final aqui é que você possa encontrar, conversar e comprar de qualquer negócio, tudo isso no WhatsApp”. E a sua loja pode estar dento do aplicativo também para facilitar ainda mais a compra dos seus produtos.

Como vender pelo celular no Instagram

O Instagram de longe é a rede social com um visual incrível e voltado para ser usado em celulares, dessa forma, ele é o lugar certo para quem quer vender mais. O aplicativo também possui diversos formatos para você explorar como o stories, reels e lives para atrair o público para a sua loja.

Para chamar atenção no Instagram é preciso caprichar nas imagens, não apenas para mostrar os seus produtos e serviços, mas também explorar um estilo de vida relacionado com o seu negócio. Use os stories para mostrar os bastidores do seu negócio, como é o dia a dia da sua loja, para ficar ainda mais perto do seu cliente.

O Instagram Shopping é onde você poderá utilizar para vender os seus produtos, pois o cliente consegue ver fotos, visualizar o preço e comprar os produtos por ali mesmo. Explore essa ferramenta para promover os seus produtos de formas criativas e chamativas.

No Instagram você também pode criar anúncios para obter um maior alcance e vender mais.


Veja também: Marketshare: Qual a importância desse indicador para seu ecommerce?


Conclusão

Já não era novidade que com apenas um aparelho celular podemos fazer diversas coisas no nosso dia a dia, assim como comprar através da internet.

Mas além disso, você viu o quanto é possível otimizar ainda mais a experiência do seu potencial cliente para compras via celular, então agora é o momento de potencializar ainda mais a sua marca com essas dicas e começar a vender pelo celular.

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Começa com a simplicidade de uma escolha. A força de uma decisão.

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