Ecommerce brasileiro: Qual a preferência na hora de comprar?
O ecommerce brasileiro está crescendo a cada dia. Mesmo em um momento pós pandemia onde o grande boom do ecommerce já passou e já não está mais com a mesma intensidade, a perspectiva futura ainda é bem animadora.
Pensando nesse crescimento, será possível mensurar e descobrir a preferência dos clientes brasileiros na hora da compra? Nós do Ecommerce Puro listamos algumas características interessantes para que você possa analisar e tomar as melhores decisões para seu negócio. Confira!
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Qual a realidade atual do ecommerce brasileiro
O momento atual do ecommerce no Brasil é de desaceleração. Depois do pico de vendas histórico durante o período da pandemia (2020 a 2021), as vendas no ecommerce brasileiro desaceleraram após a reabertura do comércio.
Esse movimento mostra que, apesar do crescimento constante do ecommerce, uma parte do povo brasileiro ainda prefere as compras em estabelecimentos físicos, porém, a utilização em massa dos meios virtuais de compra acelerou a descoberta do ecommerce por grande parte da população.
Qual o futuro do ecommerce brasileiro
Mesmo com a desaceleração das compras online, não é correto classificar isso como uma crise. O período da pandemia foi atípico e forçou várias mudanças em processos comuns de nossa sociedade, isso explica o boom do ecommerce no Brasil.
Porém, projetar a queda nas vendas e a queda do ecommerce no futuro é um erro, pois o ecommerce já estava em crescimento durante vários anos antes da pandemia. Após o pico de vendas da pandemia, uma equalização nas vendas ocorreu e após esse período, o crescimento retornará com seus números normais.
Veja também: Queda nas vendas: Como superar?
Qual marketplace o cliente brasileiro prefere?
Com base nas análises que mencionamos anteriormente, depois das diversas situações que o ecommerce brasileiro passou nos últimos anos, ficou claro as preferências dos clientes na hora de escolher um marketplace. Sendo assim, listamos os 3 que estão no topo da lista da preferência nacional:
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Mercado Livre
A preferência nacional com 305 milhões de acessos segundo pesquisa da Agência Conversion em julho de 2022, o Mercado Livre é o marketplace com maior tempo de atuação no Brasil e possui grande estrutura física e virtual.
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Shopee
Com 214 milhões de acessos, a Shopee mostrou um crescimento rápido e estratégico no Brasil, deixando outros marketplaces para trás. Apesar de retirar algumas operações na América Latina, no Brasil, a Shopee está firme e investindo cada vez mais em estrutura e marketing agressivo.
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Amazon
Com 126 milhões de acessos, a Amazon cresce no Brasil com movimentos mais conservadores. Com uma estrutura extremamente robusta e consolidada no mercado Norte Americano, a Amazon aos poucos vai conquistando seu espaço na preferência dos brasileiros.
Veja também: Como ter mais de uma conta no Mercado Livre de forma legal
O que o cliente brasileiro observa mais na hora de comprar?
Além dos marketplaces favoritos dos brasileiros, é possível também listar algumas preferências na hora dos clientes fecharem negócio.
Essas informações são de grande importância, pois podem ajudar os lojistas a realizar algumas estratégias para melhorar as vendas. Confira as 3 maiores preferências dos clientes para fechar uma compra online.
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Frete
Aqui no Ecommerce Puro nós temos alguns lemas e um deles é “logística converte”. Isso é tão verdadeiro, que muitos lojistas oferecem frete grátis em seus produtos e filtros de frete grátis estão presentes em todos os marketplaces.
Criar estratégias para que o frete grátis seja oferecido em seus produtos pode ser uma quebra de objeção interessante na hora de convencer seu cliente a fechar negócio.
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Prazo de entrega
Seguindo a mesma ideia do tópico anterior, melhorar seu prazo de entrega pode ser um diferencial poderoso na hora de fechar negócio com seu cliente. Isso porque a maioria das pessoas tem pressa de receber o produto que compraram, pagando até mais caro para recebê-lo o quanto antes.
Explorar gatilhos mentais que despertem o desejo de receber o mais rápido possível o produto encomendado, é uma ótima ideia para aplicar com sua base de clientes.
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Preço
Talvez um dos pontos mais polêmicos e difíceis de trabalhar dentro das preferências dos clientes, o preço pesa e muito na hora de fechar um negócio. Sem entrar no mérito da lealdade entre lojistas, uma ótima estratégia para tentar superar sua concorrência é agregar valor em seu produto.
Muitos consumidores fazem um comparativo dos preços e a chave para fechar o negócio é convencer seu cliente que seu produto tem o melhor custo-benefício.
Veja também: Marketshare: Qual a importância desse indicador para seu ecommerce?
Conclusão
Depois de um bom período de consolidação no dia a dia do brasileiro, o ecommerce já garantiu seu espaço no mercado. A tendência é que a prosperidade do mercado online continue a crescer à medida que novas tecnologias sejam implementadas para facilitar ainda mais a experiência do consumidor.
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